Perder peso não é fácil e muita gente acaba apostando em dietas mirabolantes para tentar queimar algumas calorias. Mas e se fosse possível emagrecer simplesmente… dormindo? Um estudo realizado nos Estados Unidos comparou o tempo de sono com a queima de caloria e os resultados indicam que uma boa noite de sono pode contribuir para a perda de peso.

A pesquisa randomizada feita pela Universidade de Chicago com financiamento dos NIH (Institutos Nacionais de Saúde) analisou 80 adultos com idades entre 21 e 40 anos. A conclusão é que dormir pelo menos sete horas por noite ajuda a reduzir a ingestão diárias de calorias,

Durante as primeiras semanas, os pacientes dormiram o tempo que já estavam acostumados, cerca de seis horas em média. Todos também estavam acima do peso. O recomendado para adultos é dormir pelo menos sete horas diárias. Depois de duas semanas, o grupo se dividiu em dois.

Emagrecer dormindo?

Metade dos participantes seguiram com seu sono normal, sem mudanças de hábitos. A outra metade recebeu instruções de como ter um sono melhor e passou a monitorar o tempo de sono.

No fim das contas, quem dormiu melhor, e aumentou o tempo de sono em média 1,2 horas por noite consumiu menos calorias do que o restante do grupo que não teve alterações na dieta, em média 270 calorias a menos. “Mostramos que na vida real, sem fazer outras mudanças no estilo de vida, você pode prolongar o sono, dormir mais e comer menos calorias, e isso pode realmente ajudar as pessoas que tentam emagrecer” explicou a coordenadora da pesquisa, Esra Tasali.

Os pesquisadores destacam que, os resultados indicam que dormir bem pode ajudar a emagrecer, mas a prática precisa ser aliada com outras ações. Além disso, mais estudos devem ser feitos para determinar como ocorre essa relação.