A linha 2022 do Kia EV6 GT promete ser não apenas um avanço em desempenho, como de versatilidade. De acordo com Albert Biermann, ex-diretor de desenvolvimento da Hyundai e atual consultor da Kia, a versão topo de linha do SUV compacto será “um verdadeiro GT, desenhado para o turismo de longa distância, mas ainda assim confortável de guiar”.

“Começamos o GT no Stinger, e o GT é sempre o modelo topo de linha”, disse o executivo, em entrevista à publicação Autocar. “Não é um carro para a pista, é uma história diferente.”

Construído sob a plataforma E-GMP, a mesma do Hyundai Ioniq 5 e do Genesis GV60, o EV6 GT utilizará as mesmas especificações de trem de força da versão padrão. Com dois motores elétricos, o utilitário despeja 577 cv de potência e 76 kgfm de torque. O resultado disso é uma aceleração de 0 a 100 km em 3,5 segundos e velocidade máxima de 259 km/h.

A bateria é a mesma do EV6 — 77,6 kWh —, com alcance de 424 km, enquanto a recarga rápida de 10 a 80% dura 18 minutos.

Segundo Biermann, a versão GT do EV6 não estava originalmente nos planos da Kia. Uma vez que os engenheiros da marca entenderam o potencial da base E-GMP, no entanto, uma configuração de alta performance foi encomendada. “[A E-GMP] é uma base fantástica para começar”, explica o executivo. “Não necessita de mudanças fundamentais mas consegue lidar com esse nível de poder.”

Kia EV6 GT
Kia/Divulgação

Maior liberdade no conjunto mecânico

Em relação à versão convencional, não houve mudanças significativas no design — as exceções ficam para a inclusão de um aerofólio extra na traseira e rodas especiais de liga leve de 21”. Já por dentro, a versão GT do Kia EV6 recebeu assentos com acabamento em camurça e elementos especiais próprios da configuração de alta performance.

Do ponto de vista mecânico, no entanto, os engenheiros tiveram maior liberdade criativa, com o acréscimo de braços de controle extras ao eixo dianteiro e ajustes especiais na direção e nos amortecedores. A ideia, de acordo com a montadora sul-coreana, era equilibrar desempenho e conforto em momentos que o carro estivesse em alta velocidade.

Há também um modo dedicado chamado GT Drive, ativado por meio de um botão no volante que otimiza os motores, frenagem, direção, suspensão, e-LSD e controle eletrônico de estabilidade para desempenho.

A versão GT do Kia EV6 estará à venda ainda neste ano. O preço ainda não foi definido, mas o modelo deve ser um pouco acima do EV6 GT-Line AWD (tração nas quatro rodas), que custa US$ 55.900 (em torno de R$ 296 mil). “Se você quer ter algo comparável ao espírito GT como esse carro, você terá que gastar mais que o dobro do dinheiro”, relata Biermann.

Crédito da imagem principal: Kia/Divulgação (versão 2022 padrão do EV6 no detalhe)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!