Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Kia revela detalhes da nova versão GT do EV6, com brutais 577...

Kia revela detalhes da nova versão GT do EV6, com brutais 577 cv de potência

Kia EV6 GT

A linha 2022 do Kia EV6 GT promete ser não apenas um avanço em desempenho, como de versatilidade. De acordo com Albert Biermann, ex-diretor de desenvolvimento da Hyundai e atual consultor da Kia, a versão topo de linha do SUV compacto será “um verdadeiro GT, desenhado para o turismo de longa distância, mas ainda assim confortável de guiar”.

“Começamos o GT no Stinger, e o GT é sempre o modelo topo de linha”, disse o executivo, em entrevista à publicação Autocar. “Não é um carro para a pista, é uma história diferente.”

Construído sob a plataforma E-GMP, a mesma do Hyundai Ioniq 5 e do Genesis GV60, o EV6 GT utilizará as mesmas especificações de trem de força da versão padrão. Com dois motores elétricos, o utilitário despeja 577 cv de potência e 76 kgfm de torque. O resultado disso é uma aceleração de 0 a 100 km em 3,5 segundos e velocidade máxima de 259 km/h.

A bateria é a mesma do EV6 — 77,6 kWh —, com alcance de 424 km, enquanto a recarga rápida de 10 a 80% dura 18 minutos.

Segundo Biermann, a versão GT do EV6 não estava originalmente nos planos da Kia. Uma vez que os engenheiros da marca entenderam o potencial da base E-GMP, no entanto, uma configuração de alta performance foi encomendada. “[A E-GMP] é uma base fantástica para começar”, explica o executivo. “Não necessita de mudanças fundamentais mas consegue lidar com esse nível de poder.”

Kia EV6 GT
Kia/Divulgação

Maior liberdade no conjunto mecânico

Em relação à versão convencional, não houve mudanças significativas no design — as exceções ficam para a inclusão de um aerofólio extra na traseira e rodas especiais de liga leve de 21”. Já por dentro, a versão GT do Kia EV6 recebeu assentos com acabamento em camurça e elementos especiais próprios da configuração de alta performance.

Do ponto de vista mecânico, no entanto, os engenheiros tiveram maior liberdade criativa, com o acréscimo de braços de controle extras ao eixo dianteiro e ajustes especiais na direção e nos amortecedores. A ideia, de acordo com a montadora sul-coreana, era equilibrar desempenho e conforto em momentos que o carro estivesse em alta velocidade.

Há também um modo dedicado chamado GT Drive, ativado por meio de um botão no volante que otimiza os motores, frenagem, direção, suspensão, e-LSD e controle eletrônico de estabilidade para desempenho.

A versão GT do Kia EV6 estará à venda ainda neste ano. O preço ainda não foi definido, mas o modelo deve ser um pouco acima do EV6 GT-Line AWD (tração nas quatro rodas), que custa US$ 55.900 (em torno de R$ 296 mil). “Se você quer ter algo comparável ao espírito GT como esse carro, você terá que gastar mais que o dobro do dinheiro”, relata Biermann.

Crédito da imagem principal: Kia/Divulgação (versão 2022 padrão do EV6 no detalhe)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários