Morreu nesta quarta-feira (6), aos 71 anos, Tadao Takahashi, um dos pioneiros da internet no Brasil e primeiro dirigente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Segundo a família de Takahashi, a causa da morte foi em decorrência de complicações cardíacas.
O velório do pesquisador ocorrerá na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (8), assim como o sepultamento. Takahashi era formado em ciência da computação pela Universidade de Campinas (Unicamp) e foi o segundo brasileiro nomeado para o Hall of Fame da Internet Society (Isoc).
Um dos pais da internet brasileira
Tadao Takahashi foi peça fundamental no planejamento e implementação da internet no Brasil, tendo iniciado uma das primeiras redes acadêmicas do país. O engenheiro também coordenou a construção de outras redes para estabelecer o que acabou se tornando a pedra fundamental da internet no Brasil.
Takahashi também ajudou a criar as políticas públicas sobre iniciativas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial. Além de cientista, Takahashi também era formado em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, e em informática pelo Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão.
Repercussão
Em nota, a RNP prestou homenagens ao seu fundador. A diretoria executiva da entidade declarou que todos na RNP estão “tristes e consternados” com a notícia do falecimento do cientista. “Sentimos-nos privilegiados por termos tido convivido com ele nesse percurso. Sentiremos a sua falta e agradecemos a sua vida”, diz a nota
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, também lamentou a morte de Tadao Takahashi. “A ciência e a tecnologia brasileira perdem uma liderança muito significativa, que deu toda a sua vida pelo avanço da internet no Brasil”, disse o Ministro, durante visita à sede da RNP, no Rio de Janeiro,
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários