A Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM) do Rio de Janeiro e a Uber firmaram um acordo inédito que prevê a integração de um botão “Ligar para a Polícia” no aplicativo de mobilidade urbana.

A novidade, que funcionará integrada com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelo Serviço 190, é a primeira do gênero feita pela Uber no Brasil.

Mãos segurando um smartphone na Uber
Sempre que alguém precisar usar o botão, os operadores do serviço de emergência vão receber todos os dados da viagem em tempo real. Imagem: Oleksandr Lutsenko/Shutterstock

De início, o sistema vai operar em formato de projeto-piloto na Baixada Fluminense para mais tarde chegar até outras regiões do estado carioca.

Como funcionará a ferramenta de segurança?

Sempre que um usuário ou motorista parceiro da Uber precisar acionar o botão, os operadores do serviço de emergência vão receber a localização e demais dados da viagem em tempo real.

A ideia é oferecer uma resposta mais rápida e precisa da força policial, dispensando que a vítima tenha que fazer uma chamada para informar uma ocorrência. Por meio do recurso, será possível consultar ainda: informações do veículo, do usuário e do motorista.

A ferramenta utiliza os sinais de localização dos celulares utilizados para navegação nas corridas para funcionar. A tecnologia que permite o envio de dados aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de dados de resposta a emergências do mundo. 

Além da localização, o Cecopom terá acesso à placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do seu número de telefone.

Segundo os termos do acordo, haverá um período de treinamento dos operadores do Cecopom além de um processo de integração tecnológica para que tudo funcione. Após a conclusão dessas etapas, o projeto será implantado.

“Acreditamos que essa parceria vai contribuir muito para a Corporação e para a sociedade. Vale também ressaltar o caráter integrador dessa parceria e a importância de ferramentas tecnológicas aplicadas à área de segurança pública”, disse o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

A diretora-geral de Operações da Uber, Silvia Penna, ressalta que cada segundo conta em situações de emergência.

“Por isso, foi muito importante a disposição da Secretaria de Estado da Polícia Militar de manter esse diálogo conosco a fim de explorar essa tecnologia para apoiar o trabalho de atendimento a emergências de forma pioneira no Brasil. Se isso puder resultar no envio de ajuda mais rápida em situações críticas, será um recurso a mais para trazer mais segurança a todos que circulam nas cidades”, conclui a dirigente da Uber.

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