Há pouco mais de duas semanas, a Nasa confirmou a existência de 5 mil exoplanetas, também chamados de planetas alienígenas, termos que se referem aos corpos planetários que orbitam fora do nosso sistema solar.
Em razão disso, o Olhar Espacial do último dia 25 abordou o tema com dois convidados que entendem muito do assunto: Denis Kulh e Sergio José Gonçalves da Silva, membros do Alfa Crucis, um grupo de pesquisas e estudos astronômicos que trabalha com detecção de exoplanetas. Você pode ver (ou rever) o programa no canal do Olhar Digital no Youtube, e conferir que eles deram um verdadeiro show de conhecimento e informação!
Para nos aprofundarmos ainda mais no assunto, nesta sexta-feira (8) vamos debater a expectativa gerada em torno do Telescópio Espacial LUVOIR, projeto selecionado pela Nasa para ser lançado, provavelmente, na década de 2040 (uma espécie de sucessor do Telescópio Espacial James Webb), para “escavar” muita ciência no espaço, com foco, principalmente, nos exoplanetas considerados parecidos com a Terra.
E ninguém melhor do que um membro da equipe responsável pelo projeto para falar a respeito dele. Por isso, o programa desta semana vai receber José Dias do Nascimento Júnior, astrônomo brasileiro que integra o time.
Ele é formado em Física, com mestrado em Astrofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Astrofísica e Técnicas Espaciais pelo Instituto de Astrofísica e Planetologia, filiado à Universidade Paul Sabatier, em Toulouse, na França. Já lecionou em diversas instituições no Brasil e no exterior, sendo atualmente professor do Departamento de Física da UFRN e pesquisador associado do Centro Smithsonian de Astrofísica de Harvard.
Lorrane Olivlet será a entrevistadora convidada da edição desta noite. Ela é astrônoma amadora, divulgadora científica e fundadora do grupo InSpace, que divulga a Astronomia nas redes sociais e incentiva principalmente o público jovem a participar de projetos e desafios científicos.
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários