Análise: Alvo do Bota, Sauer deu salto de patamar no Boavista em 2021/22

Gustavo Sauer é mais um jogador em atividade no futebol português na mira do Botafogo de John Textor. Com uma carreira de pouco relevo no Brasil, o torcedor alvinegro pode se perguntar quem é e como joga o possível reforço. A equipe oGol foi atrás de mais informações para elucidar o assunto, em contato com Vasco Sousa, analista de estatísticas do Playmaker e do zerozero.pt.

Cria do Londrina, Gustavo Sauer chegou a participar da campanha do título da Série B de 2014. Era na época apenas um jovem promissor buscando minutos de experiência como profissional, e logo realizou o sonho da maior parte dos atletas em início de carreira no Brasil: jogar na Europa. O destino, no entanto, não foi uma das mais renovadas ligas do continente, e sim o futebol da Armênia.

A experiência no Gandzasar FC foi responsável por uma das grandes decepções da carreira de Gustavo Sauer. Ainda em busca de afirmação como profissional, o atacante quebrou o pé e teve de voltar ao Londrina sem conseguir convencer depois de tempos difíceis.

“Tive muito azar, pois quebrei o pé no primeiro treino na Armênia e fiquei três meses em recuperação. As condições não eram as melhores, ainda fiz um jogo, sempre cheio de dores e tive de regressar ao Brasil e ao meu clube, o Joinville”, lembrou com tristeza o atleta já em Portugal, em entrevista ao jornal luso Record.

Sauer passou ainda por Metropolitano e Paraná, por empréstimo, e voltou ao Joinville em 2016, sem nunca brilhar por aqui. Foi quando aceitou proposta do Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul, e enfim ganhou sequência na segunda divisão local.

Na sequência, depois de curta passagem pelos Emirados Árabes, Gustavo Sauer mudou-se para a Bulgária, onde também teve bons momentos pelo Botev Plovdiv, já na primeira divisão. Acabou por chamar a atenção do tradicional, embora também modesto, Boavista, de Portugal.

Afirmação no Boavista e salto de patamar em 2021/22

A adaptação ao futebol português foi rápida. Mais maduro, o atacante se firmou no Boavista e foi conquistando espaço. Ganhou a braçadeira de capitão pelo bom desempenho, embora com números modestos no setor ofensivo. A temporada 2021/22 foi para mudar o patamar e chamar a atenção de clubes de maior porte, como o Braga, em Portugal, e o Botafogo.

“Gustavo Sauer chegou ao Boavista no meio da temporada 2018/19 e rapidamente se impôs entre os titulares”, recordou Vasco Sousa, que acompanha o atleta no futebol português pelo Playmaker e pelo zerozero.pt.  

“As suas temporadas foram sempre positivas, mas em 2021/22 chegou a um nível superior: soma 10 gols e 7 assistências e foi o artilheiro da Copa da Liga”, completou antes de nos explicar as características de jogo do atleta.

“Canhoto, Sauer destaca-se pelo bom chute de fora da área e é muito perigoso nos lances de bola parada. Pode jogar atrás do centroavante ou pelas pontas”, explicou.

(54)

Fonte: Ogol

Comentários