Não é preciso andar muito pelas ruas de Dourados para observar a quantidade que existe de cabos e fios baixos e pouco tensionados em postes de energia elétrica. Além de prejudicar a estética da cidade, o emaranhado pode provocar acidentes com caminhões e até pedestres, já que tem sido comum ver pela cidade fios arrebentados e frouxos.
No grupo “reclame aqui Dourados” do Facebook a quantidade de reclamações é grande. Internautas postaram imagens de fios arrebentados no chão e muito baixo.
Projetados para a fiação elétrica de baixa e de alta tensão, os postes, posteriormente, passaram a receber fiação telefônica. Contudo, nos últimos anos, recebeu também cabos de internet, tornando-os abarrotados.
Como não há uma fiscalização, postes continuarão abarrotados cada vez mais na guerra por cliente de internet e telefonia.
Normas
Os postes pertencem às concessionárias de energia, que podem partilhá-los com empresas de telecomunciações, conforme normas estabelecidas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em resolução conjunta com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A concessionária Energisa é responsável pelo serviço de transmissão de energia no Estado. Em nota, a empresa informou que “cada empresa detentora dos fios é responsável por sua fiação” e que “após qualquer intervenção na rede elétrica da concessionária, a responsabilidade de adequação dos cabos de telecomunicação, são das empresas detentoras da infraestrutura compartilhada e a Energisa notifica os responsáveis para providências”.
Disse ainda que a Energisa “orienta que é importante o registro oficial dos clientes, incluindo os endereços dos locais, e que caso sejam identificadas irregularidades, a Energisa solicita a adequação”. Para esse tipo de registro, estão disponíveis as Agências de Atendimento e o call center 0800 722 7272.
Fonte: Dourados Agora




Comentários