Em um teste piloto da Porsche, cinco carros elétricos modelo Taycan conseguiram com sucesso enviar energia elétrica de volta à rede, em um ambiente doméstico e em condições de laboratório. Ou seja, ao invés de receberem eletricidade da casa, os veículos forneceram a chamada energia de balanceamento – aquela que equilibra as variações na rede.

Essa energia nos carros elétricos pode ser armazenada em suas baterias de alta tensão. A ideia é que, quando não estiverem sendo conduzidos, os veículos poderão alimentar a rede elétrica de uma casa se necessário – algo parecido com o que pode fazer a picape elétrica F-150 Lightning.

No caso da Porsche, o teste foi realizado junto à operadora de rede TransnetBW e a empresa de consultoria Intelligent Energy System Services (IE2S). Os cinco modelos Taycan de produção formaram o grupo inteligente de carros elétricos em série, que foram conectados à rede elétrica através do Porsche Home Energy Manager (HEM), usado para carregamento de veículos, mas configurado para o experimento.

Gerenciando o carregamento bidirecional

O elemento-chave da comunicação de dados usada no teste piloto foi um sistema baseado em nuvem desenvolvido pela IE2S, capaz de gerenciar os processos de carregamento dos veículos elétricos em tempo real. Em seu gerenciamento, o sistema traduz os pontos de ajuste de potência de balanceamento do operador da rede em sinais específicos do veículo e também controla a transmissão bidirecional síncrona e de alta frequência de dados.

Rede de carregamento do teste da Porsche em funcionamento
Imagem: Divulgação/Porsche

“Soluções avançadas para carregamento verde e outras aplicações de veículo à rede também são concebíveis. E isso não é tudo: se os veículos elétricos fornecerem energia elétrica de volta à rede no futuro, por exemplo, com um sistema fotovoltaico privado, contribuindo para a expansão da energia regenerativa, aumentará ainda mais a aceitação da mobilidade elétrica”, disse Lutz Meschke, vice-presidente do conselho executivo da Porsche.

Segundo traz a montadora de luxo alemã, a equipe do projeto conseguiu implementar a complexa infraestrutura de comunicação entre seu sistema de controle e vários veículos elétricos. Ao mesmo tempo, as especificações rigorosas para armazenamento e fornecimento de energia de balanceamento foram atendidas.