O Reino Unido está passando por um surto inédito de hepatite em crianças com menos de 10 anos. Foram diagnosticados cerca de 60 casos e a autoridade do país está buscando entender o que está causando a doença inflamatória do fígado.
Também foram descobertos 11 jovens na Escócia com a doença, todos com idade entre um e cinco anos. Todas as infecções foram analisadas e nenhuma delas eram de hepatites A a E, os cinco tipos mais comum da doença.
“Estamos trabalhando com parceiros para aumentar a conscientização entre os profissionais de saúde, para que quaisquer outras crianças que possam ser afetadas possam ser identificadas precocemente e os testes apropriados realizados”, relatou a Meera Chand, diretora de infecções clínicas e emergentes da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA).
Chand apontou que estão sendo realizadas investigações para entender o que está motivando essa onda de infecção. Acredita-se que a Covid-19 e “outras infecções” podem ser considerados como causa.
A agência de saúde do Reino Unido ressaltou que o problema não possui nenhuma ligação com a vacinação contra o SARs-CoV-2, basta notar que muitas crianças afetadas ainda não são elegíveis para a imunização.
“Se você tem um filho que mostra sinais de icterícia, onde a pele tem uma coloração amarela e é mais facilmente vista no branco dos olhos, os pais devem entrar em contato com seu médico ou outro profissional de saúde. Continuamos a investigar esses casos e forneceremos mais atualizações à medida que estiverem disponíveis”, afirmou o diretor de saúde da agência de saúde da Escócia, Nicholas Phin.
Fonte: Olhar Digital
Comentários