A Netflix está lançando uma forma de refinar ainda mais seu algoritmo de sugestão; o botão ‘Amei’, já famoso nas redes sociais. De acordo com o Collider, a opção ficará ao lado dos outros botões de classificação (polegares de ‘curtir’ e ‘não é para mim’) e se apresentará com dois polegares para cima. 

Netflix lança botão ‘Amei’ para refinar sugestões aos usuários. Imagem: Olhar Digital

A adição é um esforço para garantir que só seja recomendado aos usuários conteúdos que eles realmente gostem – e amem. De acordo com a diretora de inovação de produtos da Netflix, Christine Doig-Cardet , o botão ‘Amei’ surgiu através do teste de uma série de novas reações.  “Nós ouvimos dos membros que é importante para eles distinguirem entre os programas que eles gostaram e os programas que eles amaram – e essa distinção foi importante para eles”, explicou. 

O novo sistema irá limitar a rolagem colocando as séries e filmes que você ama no topo da lista e, assim, conforme o vínculo com algoritmo for se estabelecendo, entregar sugestões mais assertivas além de outras melhorias que, ainda segundo o tabloide, chegarão à plataforma em breve. 

O botão de dois polegares, no entanto, não terá um peso maior do que o de um polegar (a simples curtida) – sistema atual de classificação na Netflix. “Será apenas mais uma entrada que as recomendações levarão em consideração”, disse Doig-Cardet. A primeira tentativa do streaming em entender os gostos dos assinantes veio com a classificação de cinco estrelas, retirada em 2017. 

A Netflix também está avaliando a melhor forma de utilizar o amor de usuários por certos atores, escritores e produtoras no processo de sugestão. Segundo Doig-Cardet, esse pode ser o próximo passo da empresa, que quando registrar um “Amei” em um conteúdo da Shondaland – como “Bridgerton”, por exemplo – poderá sugerir mais produções da mesma produtora no feed. Ou ainda, se der um “Amei” em “Stranger Things”, recomendar mais séries e filmes com Finn Wolfhard, Winona Ryder ou Millie Bobby Brown.

O botão ‘Amei’ da Netflix deve chegar nas próximas semanas na plataforma, contudo, para alguns, a versão na web e TV já está disponível.