Quarta-feira, Novembro 27, 2024
spot_img
InícioESPORTESAtlético busca repetir feito pioneiro dos espanhóis na Champions

Atlético busca repetir feito pioneiro dos espanhóis na Champions

spot_img

O Real Madrid está na semifinal da Liga dos Campeões, e o Villarreal também. Falta o Atlético de Madrid, adversário do Manchester City nesta quarta-feira de Champions. A missão de passar pelos Citizens não será fácil, com a necessidade de reverter o placar negativo do jogo de ida na Inglaterra. Caso consiga alcançar sua sétima semifinal, o Atleti estará ao mesmo tempo ajudando o futebol espanhol a repetir um feito pioneiro na história da Liga dos Campeões, que remonta ao final do século passado.

Na temporada 1999/00, o futebol espanhol foi o primeiro a colocar três equipes entre as quatro melhores da Champions. Naquela edição, Real Madrid, Valencia e Barcelona foram semifinalistas, que contou com um “intruso” Bayern. O campeão acabou por ser o Real, que superou o Valencia numa histórica decisão em 24 de maio de 2000.

Depois daquele feito espanhol, apenas duas outras nações conseguiram levar três clubes para a semifinal de uma mesma edição da Liga dos Campeões. Em 2002/03, a Europa era dominada pelos italianos, com Juventus, Milan e Internazionale entre os quatro melhores. O intruso da vez acabou por ser o Real, que não conseguiu chegar na finalíssima, decidida entre Juve e Milan, com o título ficando para o lado rossonero.

Por fim, quem por último (e mais vezes) conseguiu emplacar três clubes na semifinal foram os ingleses. O feito é ainda mais impressionante porque aconteceu em sequência, nas temporadas 2006/07, 2007/08 e 2008/09. Em 06/07, Manchester United, Chelsea e Liverpool chegaram lá, mas o título ficou com o Milan de Kaká. Em 07/08, os mesmos três clubes chegaram na semi, que teve também o Barcelona, e o final foi diferente, com o troféu ficando com os Red Devils.

A última vez em que este fato raro aconteceu foi em 2008/09. Aquela Liga dos Campeões contou com Chelsea, Manchester United e Arsenal na semifinal, o Barça estava lá novamente, e conseguiu a vingança sobre o United de Cristiano Ronaldo, Rooney e companhia. Na edição anterior, havia sido o próprio time de Alex Ferguson a eliminar o Barcelona de Rijakaard, o que deu a oportunidade para no ano seguinte surgir a Era Messi, sob a batuta de Pep Guardiola.

Ironicamente, 13 anos depois, Guardiola está novamente no protagonismo da Champions, mais uma vez como “minoria”. Em 2008/09, Pep era o representante espanhol no meio dos ingleses; hoje, o treinador lidera os ingleses contra a hegemonia espanhola. A vantagem é do City e a missão para Simeone é para lá de árdua.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img