
Um novo conceito de eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) para transporte de carga está sendo desenvolvido para aterrissar verticalmente com precisão em áreas bem confinadas e voar em condições de vento forte. Esta é uma ideia conjunta entre a empresa japonesa de entregas Yamato e a desenvolvedora de sistemas de propulsão austríaca CycloTech.
A base da nova tecnologia de propulsão de vetor de empuxo de 360° do eVTOL são os chamados CycloRotors, patenteados pela empresa austríaca. Além deles, os estudos da parceria tiveram outro elemento central: a PUPA701 (Pod Unit for Parcel Air-transportation), desenvolvida pela empresa japonesa – basicamente, uma cápsula de carga destacável e compatível para ser transportada por esse tipo de veículo drone.
eVTOL não tripulado transportando cápsulas
Segundo a publicação oficial das empresas, a PUPA701 “permite uma sequência de carga/descarga separada do ciclo de processo da aeronave para garantir um manuseio seguro e rápido em terra e um processo eficiente de logística de carga”. Os CycloRotors, por sua vez, são baseados no mesmo princípio do Voith-Schneider-Propeller, aplicado com sucesso há décadas para navios altamente ágeis e estáveis na indústria marítima.
#CycloTech and #Yamato reveal a first design concept of a new breed of aircraft based on the CycloRotor propulsion system developed in Austria. The mid-size UAV is a customized solution designed for the needs of parcel delivery in Japan´s megacities.#CycloRotor#UAV#propulsionpic.twitter.com/3xx7OgVsEe
— CycloTech GmbH (@CycloTech_AT) April 12, 2022
Conforme explica a parceria, o design compacto e o controle direto e instantâneo de altura e direção do empuxo oferecem uma transição natural e estável de voo pairado para voo para frente – além de uma manobrabilidade superior. O conceito de eVTOL de carga não tripulado traz um tamanho compacto, sendo estável em tempo de fortes ventos e com capacidade de pouso de precisão em áreas confinadas de 5 m de diâmetro.
Compacto e com velocidade de até 130 km/h
Seu design compacto é de apenas 2,7 x 2,5 m de área quadrada, tendo uma capacidade de transporte de 45 kg de carga útil sobre uma distância de 40 km. Já a velocidade máxima do conceito é de aproximadamente 130 km/h.

O projeto apresenta uma configuração de sistema de propulsão elétrica distribuída alimentada por bateria com seis ciclorotores geradores de empuxo para todas as direções. Quanto à estabilidade, sua competência suporta ventos cruzados de até 64 km/h.
As empresas dizem que o conceito de eVTOL é baseado em cálculos extensos, incluindo testes em túnel de vento. Agora, no que diz respeito à fabricação real da aeronave, nenhuma das duas empresas dá qualquer indicação clara de quando (ou se) a ideia seguirá adiante para modelos de produção.
Fonte: Olhar Digital
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