Com a proximidade das Eleições 2022, muita gente começa a valorizar mais os temas relacionados com o processo eleitoral seja no noticiário, em conversas familiares ou posts nas redes sociais. Para você ficar bem informado sobre os termos utilizados neste momento mais importante da democracia brasileira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza um glossário constituído por mais de 300 termos que estão presentes no processo, seja na atualidade, ou que foram muito utilizados no passado.
São referências doutrinárias, informações históricas e também dos sistemas e processos eleitorais do país. Há também imagens e textos vinculados. O objetivo do glossário eleitoral é conscientizar os cidadãos e futuros eleitores sobre a importância do voto, fortalecendo a participação na vida política brasileira. Veja como acessar!
1. Entre no site do TSE.
2. Em seguida, vá ao botão Eleitor/Eleições.
3 . Digite / glossario eleitoral, ficando assim o endereço: https://www.tse.jus.br/eleitor/glossario, como você vê na imagem abaixo.
4. Aí é só clicar na letra que você tem dúvida sobre determinado termo e analisar o significado.
5 . Na letra F, por exemplo, é possível observar o significado de fidelidade partidária. Entre outros termos, como fileiro, que eram os cabos eleitorais que convenciam os eleitores na fila de votação no passado, o que hoje é constituído crime ou propaganda de boca de urna.
6. Muitas curiosidades também podem ser sanadas no glossário eleitoral. Que tal saber o significado do termo fósforo? Nem pense que é de acender fogão ou fogueira, mas utilizado para descrever uma pessoa que votava no lugar de outro eleitor, sendo um verdadeiro impostor. E a origem do termo se deriva com a semelhança da urna de madeira com uma caixa de fósforo. Interessante, não é mesmo?
Assim, o glossário eleitoral é um bom local na internet para você testar o seu conhecimento e também para aprender mais sobre os termos. Portanto, não deixe de aproveitar essa tecnologia, tudo com referências bem seguras de informação!
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários