A Kia apresentou nesta quarta-feira (13) no Salão do Automóvel de Nova York a linha 2023 do utilitário Niro, baseada no conceito HabaNiro e disponível em três configurações: híbrida, híbrida plug-in e elétrica. A montadora sul-coreana já havia revelado o novo visual e alguns detalhes técnicos do SUV, mas só agora forneceu detalhes sobre consumo de combustível e autonomia na nova versão.

Na configuração elétrica, o Kia Niro 2023 chega com um motor de 201 cavalos e bateria de 64,8 kWh, podendo fazer 407 km com uma única carga. Com carregamento rápido, a nova versão é capaz de fazer uma recarga de até 80% em apenas 45 minutos. Uma bomba térmica opcional para controle climático, juntamente com um aquecedor de bateria, foi disponibilizada pela Kia para preservar a autonomia em climas mais frios.

Kia Niro 2023
Kia/Divulgação

O trem de força na configuração híbrida continua sendo um motor 1.6 quatro-cilindros com 139 cv de potência, transmissão automática de dupla embreagem com seis marchas, motor elétrico e tração dianteira. De acordo com informações da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA), a versão híbrida convencional do SUV faz 22,5 km/l, o que é cerca de 1 km/l a mais do que a atual configuração do carro.

Já o modelo híbrido plug-in usa o mesmo trem de força, mas adiciona um motor elétrico mais potente — 180 cv de potência e 27 kgfm —, junto com uma bateria de 11,1 kWh. Na condução 100% elétrica, a autonomia é de 53 km, além de uma recarga completa em menos de três horas, caso conectado a um carregador de nível 2 (isto é, em torno de 240 V de potência).

Kia Niro 2023
Kia/Divulgação

Introdução do modo de condução “verde”

A versão 2023 do Kia Niro possui um entre-eixos ligeiramente mais longo do que a anterior, com 2,72 m, o que aumentou o espaço do porta-malas para 451 litros. O interior foi completamente redesenhado com materiais sustentáveis e uma série de apetrechos de assistência ao motorista no software, como detecção de pedestres, auxílio na faixa de rodagem e monitoramento de pontos cegos.

As três versões do utilitário possuem controle de cruzeiro adaptativo com piloto semiautônomo, além de um novo modo de condução, o Green Zone (“zona verde”), que automaticamente converte o carro híbrido ou plug-in em um elétrico quando próximo de áreas residenciais, escolas e hospitais. O carro ativa o modo através do sistema de navegação, bem como dados extraídos do histórico de condução.

Nos EUA, o Kia Niro híbrido sai por US$ 24.690 (R$ 115,8 mil), enquanto o plug-in é um pouco mais caro, em uma média de US$ 29.590 (R$ 138,7 mil). O elétrico é o mais caro da linha, custando US$ 39.990 (R$ 187,5 mil). No Brasil, por enquanto, a versão híbrida é a mais cotada pela Kia para ser lançada.

Crédito da imagem principal: Kia/Divulgação

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