O primeiro semifinalista da Liga Europa está definido. O RB Leipzig superou a Atalanta, fora de casa, com um triunfo por 2 a 0 que teve a marca de Christopher Nkunku, autor de dois gols. No placar agregado, a disputa entre italianos e alemães terminou em 3 a 1 para o Leipzig, já que os times haviam empatado em 1 a 1 no jogo de ida.
O Leipzig aguarda agora os demais semifinalistas que saem dos jogos entre West Ham e Lyon; Braga e Rangers; e Frankfurt e Barcelona.
Ataque e controle
Com a decisão totalmente em aberto, após o empate em 1 a 1 no jogo de ida, RB Leipzig e Atalanta entraram em campo com a mesma proposta: atacar. A liderança no placar era fundamental para uma das equipes passar a ditar o ritmo do jogo logo cedo. E foi o que aconteceu.
A Atalanta começou a partida mais presente no campo ofensivo e colocou Gulácsi para trabalhar logo nos primeiros minutos, após finalizações de Zappacosta e Malinovskyi. Um contra-ataque em velocidade do Leipzig, porém, mudou a dinâmica do jogo aos 19 minutos.
O lateral direito Henrichs saiu jogando do campo de defesa com Laimer, que partiu com uma flecha pelo flanco direito. Numa corrida da linha do meio de campo até a área, ser parado, o meia austríaco cruzo rasteiro para a pequena área e Nkunku apareceu como centroavante para completar para o gol, 1 a 0.
Com a vantagem alemã no placar, o jogo que começou muito animado passou a ser mais controlado. Com o domínio da posse de bola, o Leipzig minou as possibilidades da Atalanta, que seguiu para o intervalo sem conseguir obrigar Gulácsi a sujar a roupa novamente.
Desvantagem e possibilidades
O único remédio que para manter a Atalanta viva na Liga Europa seria empatar a partida. Com isso, o time italiano foi com tudo para o ataque, o que abriu também possibilidades para o Leipzig.
Logo aos 5 minutos da etapa final, um lance envolto de polêmica poderia mudar os rumos da partida. Em cobrança de falta no limite entre a meia lua e a área, Malinovskyi soltou uma bomba e a bola parou na barreira. A bola resvalou na mão de um jogador do Leipzig, que tinha o braço junto ao corpo. Apesar de muita reclamação dos italianos, o árbitro decidiu por não marcar a penalidade e o jogo seguiu.
Muito presente no campo de ataque, a Atalanta passou a se tornar presa fácil para os contra-ataques do Leipzig. Em um deles, a bola não entrou por capricho, depois de Laimer pegar a defesa italiana desarmada e passar para Nkunku na entrada da área. O atacante francês cruzou para André Silva, que poderia finalizar frente a frente com Musso, mas não chegou. A bola ainda sobrou para o próprio Laimer, que desequilibrado e com o gol vazio não conseguiu aumentar a vantagem alemã.
A blitz da Atalanta no ataque seguiu até os minutos finais da partida. Em cobrança de escanteio de Muriel, por pouco Duván Zapata não fez a alegria dos torcedores que lotaram o estádio Atleti Azzurri, em Bérgamo. Mesmo insistente, o time italiano não conseguiu criar chances tão claras de gol, e o Leipzig foi quem acabou por sacramentar sua classificação pouco antes dos acréscimos, novamente com Nkunku, que marcou de pênalti e levou os alemães para a semifinal.
Fonte: Ogol
Comentários