Foi a primeira vez em que isso aconteceu: a edição 2022 cobiçada premiação World Car Award (Prêmio de Carro Mundial), apresentada no Salão de Nova York, foi dominada por veículos elétricos.
O Hyundai Ioniq 5 foi o campeão absoluto, levando três das seis categorias, inclusive a maior de todas: Carro do Ano Mundial, Design de Carro Mundial e Carro Elétrico Mundial – esta última, em vias de se tornar obsoleta. Concorrendo com ele, estavam o Mustang Mach E e o Kia EV6 – que é do mesmo conglomerado.
O prêmio Carro de Luxo Mundial foi para o o Mercedes Benz EQS, a versão elétrica do Mercedes Classe S. Foi elogiado pelo júri por seu desempenho e pelo interior.
O prêmio Carro de Desempenho Mundial foi para outro elétrico ainda: o quase supercarro Audi E-Tron GT. Compartilhando a plataforma com o Porsche Taycan, e produzindo 590 cv de potência, ele chega a encostar no Tesla Model S, fazendo de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos.
Por fim, Carro Urbano Mundial foi para o Toyota Yari Cross, o único não elétrico a ser premiado. Mas que ainda assim é pensado para o ambiente, com várias características para diminuir suas emissões.
Iniciado em 2003 e patrocinado pelo Salão de Nova York, o World Car Award é organizado por 120 jurados de 33 países, inclusive o Brasil, escolhidos entre jornalistas automotivos.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários