O Youtube anunciou recentemente que lançará uma versão para o web do Shorts, sua ferramenta de vídeos curtos criada para concorrer com o TikTok. Além disso, a plataforma também ganhará um novo recurso de edição que faz muito sucesso no “aplicativo vizinho”.  

A possibilidade de remixar vídeos está chegando e permitirá que os criadores do YouTube Shorts cortem outros vídeos de um a cinco segundos e os utilizem em suas próprias criações. O recurso é parecido com o “Costurar” presente no TikTok.  

Os criadores poderão ver a opção “Criar ” nos vídeos disponibilizados para remixagem e, em seguida, poderão clicar em “Cortar” para selecionar o trecho que será utilizado. Será possível escolher entre usar somente o som ou também a imagem dos vídeos.  

Os youtubers que não quiserem ver seus vídeos sendo remixados por outros criadores, podem desativar essa opção no seu painel do YouTube Studio. Além disso, vídeos que estiverem com a privacidade limitada ou com restrição de direitos autorais, como músicas, também não poderão ser utilizados. 

Nova opção do YouTube Shorts
Imagem: Divulgação/YouTube

YouTube deve criar página exclusiva para podcasts, indicam vazamentos 

Os podcasts cresceram muito durante a pandemia de Covid-19 e é difícil encontrar alguém que não tenha se deparado com pelo menos um trecho deste tipo de conteúdo nas redes sociais. Visando fomentar ainda mais este formato, o YouTube deve criar uma guia exclusiva para os podcasts, seguindo o caminho de plataformas como o Spotify. 

A descoberta foi feita após o vazamento de um documento interno da plataforma do Google. O documento de 84 páginas revela novos recursos e monetização diferenciada para o formato.   

O vazamento foi realizado pelo portal Podnews e afirma que o YouTube visa melhorar a qualidade dos podcasts presentes na plataforma. A empresa fará uma seção exclusiva posicionada na home sob o endereço youtube.com/podcasts.