Uma pesquisa publicada pela revista Nature apontou que um spray nasal que está sendo desenvolvido por cientistas dos Estados Unidos e Canadá para evitar a infecção por Covid-19 demonstrou bons resultados nos testes realizados em camundongos de laboratório.
O spray é capaz de neutralizar o SARS-CoV-2 e suas variantes mais recentes, impedindo que o vírus se instale no organismo. O produto bloqueia proteínas das células humanas nas vias respiratórias que o coronavírus utiliza para adentrar no corpo.
Os camundongos receberam a aplicação do spray contra a Covid-19 nas narinas um dia antes e sete dias depois da exposição ao vírus da doença. Foram testados 20 animais, metade recebeu uma solução salina e não sobreviveu, a outra metade que recebeu a solução em spray teve sete sobreviventes.
“A maioria dos camundongos que sobreviveram teve pouco ou nenhum dano pulmonar”, acrescentaram os pesquisadores.
Ao encurtar o período de aplicação, recebendo o spray um dia antes e até dois dias depois da exposição ao SARS-CoV-2, a pesquisa apontou que todos os dez camundongos sobreviveram.
“Amostras colhidas três dias após a infecção evidenciaram que os camundongos tratados com N-0385 tinham 97% menos vírus nos pulmões. Quando o experimento foi feito com apenas uma dose única de N-0385 no dia da infecção, os camundongos tratados também tiveram uma alta taxa de sobrevivência.”
Os pesquisadores acreditam que investir em uma solução em spray é mais barato do que em outros tipos de tratamento para a doença. Agora eles buscam financiamento para começar os testes em pessoas para depois entrar com o pedido de autorização para comercialização.
Fonte: Olhar Digital
Comentários