O YouTube é a maior plataforma de vídeo do mundo e é extremamente exigente com a questão de direitos autorais dos conteúdos publicados por seus usuários. Por exemplo, se um vídeo contém uma trilha sonora pertencente a outra pessoa, ele será automaticamente derrubado ou perderá a monetização.

Baseados nesta regra, policiais dos Estados Unidos estão utilizando os sons de suas viaturas para tocar músicas protegidas para evitar a divulgação das filmagens de abordagens feitas pela população.  

Por exemplo, se um cidadão tenta publicar o vídeo de uma abordagem em que o policial utilizou está tática, o próprio YouTube retirará o conteúdo da plataforma, o que impedirá a disseminação da postagem.  

Filmar abordagens policiais se tornou um ato comum para evitar possíveis abusos de poder e casos de violência sem justificativa. Porém, a classe de profissionais encontrou uma forma de burlar essa ação, como mostra o vídeo abaixo: 

O caso aconteceu em Sana Ana, na Califórnia, e um youtuber filmava uma operação policial que investigava o roubo de carros em seu bairro. Quando os agentes perceberam que estavam sendo gravados, colocaram músicas de filmes da Disney no som da viatura.  

No final do vídeo, um vereador de Santa Ana que reside próximo ao local da operação relata ter sido acordado pelo som alto. Ao descobrir o cargo político do cidadão, o policial que havia confirmado o intuito do som, pede desculpas e desliga a música.  

O Departamento de Polícia da cidade apontou que está ciente do ocorrido e que os agentes não são orientados a adotar está postura. No entanto, casos semelhantes são relatados em diversas cidades dos Estados Unidos desde o ano passado. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!