Antes restrita aos carros elétricos, a tecnologia de atualização remota — ou over-the-air (OTA) — agora está disponível a todos os carros novos da Volvo. De acordo com a montadora sueca, o recurso, expandido para os modelos a gasolina S60 e V60, é fundamental para consolidar a empresa como protagonista no campo de serviços automotivos conectados.

Ao todo, mais de 190 mil carros da Volvo, incluindo os do Brasil, foram atualizados. Basicamente, os proprietários terão uma atualização remota no sistema de infoentretenimento dos seus veículos. O update traz a versão mais recente do Android, o Android 11, e acesso a novos aplicativos no Google Play, que inclui funções de navegação e carregamento e estacionamento com transmissão de vídeo.

Houve também avanços operacionais por conta de um ajuste no gerenciamento de energia para veículos elétricos. Neste sentido, agora é possível manter a bateria do carro em uma temperatura adequada mesmo em climas extremos, estendendo o alcance. Além disso, carregar tornou-se mais fácil, segundo a Volvo, graças a uma função de pré-aquecimento da bateria, que diminui o tempo de recarga.

“Esse é um marco significativo: estamos atualizando carros de todos os modelos na maioria dos mercados, trazendo os benefícios de atualizações remotas para um número cada vez maior de clientes”, explicou o diretor de produtos Henrik Green, em comunicado à imprensa.

Esta é a oitava atualização OTA feita pela Volvo. A fabricante sueca afirma que os novos modelos também receberão apps e serviços integrados do Google — empresa com a qual a montadora tem parceria de longa data —, o que dá continuidade ao lançamento do recurso.

Volvo V60
Volvo/Divulgação

Investimento em segurança e eletrificação alavanca vendas

Recentemente, a Volvo ganhou certificação máxima de segurança em todos os seus carros. No total, foram 13 modelos da empresa — todos da linha 2022 — premiados pelo IIHS (Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária, na sigla em inglês), uma das principais organizações que realizam testes de segurança nos Estados Unidos.

Para se qualificar na premiação 2022 do IIHS, os veículos devem obter boas classificações em seis avaliações de resistência a colisões da organização americana. A lista inclui: testes com a frente de sobreposição pequena do lado do motorista, frente de sobreposição pequena do lado do passageiro, frente de sobreposição moderada, lado original, resistência do teto e apoio de cabeça.

O foco da montadora sueca em segurança, sustentabilidade e eletrificação vem trazendo frutos importantes para a Volvo — especialmente na meta de vender apenas carros elétricos a partir de 2030. Em março, as vendas de carros movidos a bateria representaram 35,5% do total da empresa.

Crédito da imagem principal: Volvo/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!