Theo Costa Ribeiro, de 5 anos, se tornou a pessoa mais nova do Brasil a ingressar no Mensa Internacional, um clube seleto para pessoas que possuem um elevado QI – quociente de inteligência.
Para comprovar sua alta capacidade mental, os pais do garoto que reside em São Paulo o levaram para fazer testes de QI fora do país. Theo passou por um teste de seis dias e alcançou a marca de 146 pontos, ou seja, 99,8%.
Com apenas cinco anos, Theo tem uma capacidade intelectual de uma pessoa com aproximadamente 15 anos de idade. Em entrevista à CNN, o neurocientista que assessora o pequeno gênio, Fabiano de Abreu Agrela, afirmou que o teste analisou “todas as nuances cognitivas“.
“Posso afirmar que temos um promissor gênio brasileiro”, disse o assessor que também cuida de outros membros da Mensa.
Com o resultado, Theo ultrapassou Gustavo Saldanha, um menino de apenas 8 anos que tinha o título de brasileiro mais novo a entra na Mensa Internacional. Em seu teste de QI, Saldanha atingiu o percentual de 99,6, com uma pontuação de 140 pontos.
Os pais de Theo pretendem se mudar para os Estados Unidos, onde o pequeno poderá avançar as etapas do ensino regular e ir direto para a faculdade. No Brasil, o Ministério da Educação não permite que as crianças avancem mais de duas séries, mesmo com testes comprovando sua capacidade mental. Theo, por exemplo, conseguiu avançar uma série e já cursa o 2° ano do ensino fundamental.
“Existia a possibilidade de adiantar mais que um ano, mas optamos por ir aos poucos, pois o emocional é importante também. O Theo foi muito bem e não nos surpreendeu em ter feito amizade rapidamente com os novos colegas”, contou o pai do menino, Ygor Tazinaffo.
Agrela ressalta que não existem problemas em avançar o ensino de Theo, pois ele estaria com seus pares intelectuais, mas aponta que ele ainda é muito novo, então é possível esperar mais para isso.
Fonte: Olhar Digital
Comentários