A Lotus está trabalhando em seu sedan elétrico Type 133, que deve ser lançado em 2023 para rivalizar com o Porsche Taycan. Este é o segundo modelo da marca sendo construído na China, seguindo os passos do Eletre – a estreia da Lotus no universo SUV.

Em questão de design, o Type 133 poderá até emprestar dicas do Eletre, mas deverá adotar um estilo geral distinto (não se limitando a ser mais rebaixado). Nesse sentido, é esperado um quatro portas com exterior pautado em aerodinâmica e uma cabine minimalista de alta tecnologia.

Então, temos uma ideia do que será a resposta da Lotus ao Taycan – uma das principais influências de benchmarking da marca inglesa junto ao desenvolvimento do Eletre, apesar dos posicionamentos diferentes dos dois carros. Além disso, o uso do trem de força de motor duplo de 592 cv do SUV de especificação de lançamento pode reforçar o alinhamento do Type 133 ao veículo da Porsche.

Versões ainda mais poderosas do Type 133

Tendo em vista que a Lotus também disse que haverá versões mais poderosas do sedan, o carro poderá eventualmente duelar com o Turbo e/ou Turbo S do Taycan. Porém, mais detalhes sobre as especificações do Type 133 permanecem desconhecidos.

As expectativas são de que o sedan acompanhe o SUV em quesitos como tecnologias de suspensão – controle de rolagem ativo, CDC (controle de amortecimento contínuo), direção traseira ativa independente com suspensão pneumática e aerodinâmica ativa. Tais recursos marcam a Arquitetura Premium Elétrica (EPA) de alumínio como a plataforma mais dinamicamente orientada no mercado.

A expansão da Lotus continuará em 2024 com o Type 134 como um crossover elétrico menor construído em Wuhan para poder fazer frente ao Porsche Macan de próxima geração. Em 2026, o resultado de uma cooperação com a Alpine virá em um carro esportivo elétrico a ser construído em Hethel, na Inglaterra.