A Volvo Cars Tech Fund, braço de capital de risco da empresa sueca, está investindo na israelense StoreDot e seus desenvolvimentos em bateria de carregamento extremamente rápido para carros elétricos. Estamos falando de uma tecnologia capaz de adicionar 160 km de autonomia ao veículo em apenas cinco minutos de carga.
Como parte do investimento, a Volvo garantiu o acesso a quaisquer avanços tecnológicos fruto da colaboração. Também dessa forma, a montadora reforça seu foco em atingir uma meta de produção baseada apenas em veículos totalmente elétricos até 2030 – já em 2025, a sueca pretende que metade de seu volume global consista em carros 100% movidos a eletricidade.
Parceria de peso
Por outro lado, a parceria com a Volvo também ajudará a StoreDot a acelerar o tempo de lançamento de sua tecnologia no mercado. A empresa pretende iniciar a produção em massa de suas baterias de carregamento ultrarrápido até 2024 – e a Volvo é a primeira montadora premium a investir na empresa israelense (há poucas semanas, trouxemos que a indiana Ola Electric também estava iniciando uma parceria com a StoreDot com foco na bateria de suas scooters elétricas).
O desenvolvimento da empresa israelense está centrado na tecnologia de ânodo de silício e integração de software relacionada. As nanopartículas de silício substituem os materiais tradicionais de ânodo de grafite de íon de lítio, ajudando a aumentar a densidade de energia de uma bateria de veículo elétrico e reduzindo os tempos de carregamento.
Ou seja, os trabalhos aqui devem permitir à Volvo usar baterias menores e com carregamento mais rápido em seus futuros veículos elétricos, sem sacrificar alcance ou potência. Isso sem contar benefícios possíveis com relação ao custo dos automóveis.
A colaboração entre as duas empresas ocorrerá principalmente dentro da joint venture que a Volvo Cars estabeleceu no ano passado com a Northvolt, fabricante sueca de baterias para veículos elétricos. O desenvolvimento e fabricação de células de bateria de última geração da joint venture serão feitas sob medida para uso em veículos de próxima geração da Volvo Cars e da sua marca Polestar.
Fonte: Olhar Digital
Comentários