Os astronautas Jessica Watkins, Kjell Lindgren e Robert Hines (NASA), bem como Samantha Cristoforetti (ESA) chegaram ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, de onde partirão para a Estação Espacial Internacional (ISS). Os astronautas compõem a missão Crew-4, operada pela SpaceX sob contrato comercial com a agência espacial americana.
Conforme atualização publicada pela NASA pelos seus canais oficiais, a missão, que originalmente partiria do centro na próxima quinta-feira (21), deverá deixar a Terra no sábado (23), com os preparativos começando às 6h26 (horário de Brasília).
Poucos dias antes da chegada da tripulação de astronautas, técnicos da missão Crew-4 executaram testes de prontidão de voo, avaliando diversos aspectos preparatórios da nave Crew DragonFreedom e do foguete Falcon 9. Diante da aprovação de todas as avaliações, foi dado, no último dia 15, o sinal verde para que a missão progredisse ao seu lançamento. Conforme planejado, o foguete deverá levantar voo da plataforma de lançamento 59A.
Ainda que Lindgren sirva como o comandante da missão por uma questão de senioridade, boa parte da atenção está sobre os ombros de Jessica Watkins: a astronauta será a primeira mulher negra a executar uma missão estendida no espaço, vivendo e trabalhando na ISS por pelo menos seis meses, com possibilidade de ampliação para até um ano.
“Eu penso ser importante reconhecer essa conquista de nossa agência e de nosso país, para sabermos que estamos construindo a fundação que foi iniciada por todas as mulheres negras astronautas que vieram antes de mim”, disse Watkins à rádio americana NPR em fevereiro deste ano. “Eu definitivamente me sinto honrada em ser uma pequena parte deste legado, mas também por ser um membro em pé de igualdade ao restante da equipe”.
Vale lembrar que Watkins também foi convocada para o Programa Artemis, o ambicioso projeto espacial da NASA que ambiciona levar o homem de volta à Lua entre 2025 e 2026.
Recentemente, a SpaceX promoveu outro lançamento para a ISS: no último dia 8, a missão Ax-1, a primeira totalmente veiculada por membros da sociedade civil em caráter privado, chegou à estação. Na verdade, a execução da missão feita pela empresa Axiom Space foi o motivo de pelo menos um dos adiamentos da missão de sábado.
Quando os astronautas da Crew-4 chegarem à estação, eles serão recebidos por pelo menos dois membros da expedição anterior, a Crew-3. Após um período de alguns dias onde os “inquilinos” anteriores farão o repasse das atividades aos novos ocupantes, os viajantes da Crew-3 voltarão à Terra a bordo de uma nave Crew Dragon Endurance.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários