Conforme anunciado na semana passada, a Audi acaba de revelar seu autônomo e elétrico Urbansphere, o terceiro e último integrante da família Sphere de conceitos da marca. Em uma aparência de minivan, o veículo é ainda maior que os irmãos Skysphere Grand Tourer e Grandsphere, sendo fruto de uma colaboração entre as equipes da montadora na Alemanha e na China.
O Urbansphere ostenta “o maior espaço interno de qualquer Audi até hoje”, nas palavras da empresa alemã. Não só isso. Conforme explica a publicação oficial, os designers e engenheiros criaram o conceito para uso em megacidades chinesas de tráfego intenso (embora também seja adequado para qualquer outro centro metropolitano do mundo).

São dimensões realmente peculiares de 5,51 metros de comprimento, 2,01 metros de largura, 1,78 metros de altura e 3,40 metros de distância entre eixos. Então, temos o que a Audi entende funcionar “como um lounge sobre rodas e um escritório móvel, servindo como um terceiro espaço de convivência durante o tempo gasto no trânsito”. Confira a apresentação do Urbansphere feita pela marca no YouTube:
Conceito Audi com Nível 4 de direção autônoma
Seu vasto interior pode ser configurado de várias maneiras, usando iluminação ambiente, telas digitais individuais e um layout de quatro mais dois assentos que podem girar e se reclinam “como camas”. Todo o conceito, assim como os outros dois Sphere, é baseado na tecnologia de veículos autônomos de Nível 4 da padronização da Sociedade de Engenheiros Automotivos. Aliás, a Audi está atualmente trabalhando com a CARIAD, empresa de software do Grupo Volkswagen, para introduzir essa tecnologia na segunda metade da década.

Nesta pegada de automação na direção, os integrantes do Urbansphere acabam tendo acesso a uma ampla gama de opções em experiência altamente personalizada. São recursos voltados para comunicação ou relaxamento, trabalho ou recolhimento em uma esfera privada, conforme desejado.
Além disso, o conceito oculta o volante, pedais ou painel durante a condução automatizada, o que só aumenta a experiência de lounge. A tecnologia de direção autônoma permite que o Audi Urbansphere pegue seus passageiros em casa, conduza-os ao seu destino, cuide de encontrar uma vaga de estacionamento e carregue a bateria. Outras tarefas cotidianas também são possíveis de serem realizadas pelo veículo, como fazer reservas para jantar ou fazer compras online.

Sua configuração de motor duplo de cerca de 400 cv (295 kW) e 690 Nm de torque é acompanhada de uma bateria de 120 kWh. Com tecnologia de carregamento de 800 volts, essa bateria pode ser carregada de forma muito rápida – dez minutos são suficientes para carregar em um nível suficiente para alimentar o carro por mais de 300 km e de 5 a 80% em menos de 25 minutos. Isso significa que um alcance de até 750 km pode ser esperado de acordo com o padrão WLTP.

Sua tração é realizada nas quatro rodas e há suspensão pneumática adaptável, com sistema de direção nas rodas traseiras para ajudar na manobrabilidade. O conceito roda na plataforma PPE do Grupo Volkswagen – que servirá de base para os futuros EVs da Audi, incluindo o A6 e-tron.
O Urbansphere possui ainda pintura externa em dois tons, revestimento de alumínio e rodas de 24 polegadas. Muitas das sugestões de estilo do conceito da Audi, incluindo os faróis e a grade fechada, parecem ser extraídas do crossover elétrico Q4 e-tron. Outros detalhes do carro são o capô curto, o para-brisa recuado, muito vidro e uma porta traseira vertical.
Fonte: Olhar Digital
Comentários