É muito comum lermos depoimentos de diversos empreendedores do Brasil sobre as dificuldades de se abrir uma empresa e manter um negócio no país. As reclamações e apontamentos desses empresários aparecem desde as dificuldades legais em se constituir e conduzir um negócio, indo até mesmo sobre os problemas operacionais e de maturação do empreendimento ao longo da sua jornada.
Essa dificuldade é demonstrada e comprovada, inclusive, quando observamos dados do Sebrae. Em pesquisa divulgada no último ano, o instituto afirmou que a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas era de 29%, no curto espaço de tempo. Já as microempresas tinham taxa, após cinco anos, de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%. Um dado um tanto quanto preocupante, principalmente se formos considerar fatores externos que aconteceram e estão acontecendo no mundo, como pandemia, crise econômica e, agora, uma guerra na Ucrânia e Rússia.
Mas, quando trazemos esse assunto para um cenário de análise de situações, podemos dizer que um dos principais erros de empresários, seja qual for o tamanho dos seus empreendimentos, é subestimar a importância de investir em segurança da informação. A falta de planejamento e conhecimento do mercado também soa como um erro comum que muitos empreendedores acabam cometendo. E isso é algo que sempre digo, que o planejamento é a palavra-chave para tentar diminuir os riscos ao se pensar em empreender de fato e requer muito mais do que metas e lançamentos de produtos.
A dica é usar três pontos como guia e desenvolver os próximos passos a partir disso, que são: planejamento estratégico, planejamento financeiro e planejamento de conteúdo. O primeiro, por assim dizer, é o norteador dos seus projetos e que fará você sistematizar as tarefas e encontrar o ponto de partida. Já o segundo passo, podemos dizer que é um dos pontos mais delicados de uma organização, tendo a sua efetividade dentro de uma gestão de número centralizada. Aqui, o segredo de uma área financeira segura é um acompanhamento cuidadoso com custos, despesas e receita do local.
Já o terceiro, mas não menos importante, é aquele que, no contexto atual do mundo, acaba se tornando um tema chave. Hoje em dia, é extremamente difícil uma empresa chegar tão longe sem estratégias de marketing para atrair clientes e divulgar os serviços da marca, já que influencia diretamente na relevância do negócio. Desta forma, ter uma visão de como será a estratégia de marketing e de conteúdo para divulgar o empreendimento, é algo chave para quem quer abrir ou manter um negócio.
E, sem dúvidas, a digitalização é um passo fundamental para qualquer atuação econômica e empresarial hoje em dia, que apesar de não ser tão simples, pode ser feito seguindo alguns passos que ajudam a facilitar todo o processo. A ideia é pegar tudo o que existe da sua empresa e transformá-la em algo digital.
Dessa forma, o primeiro passo é a criação de um site, a porta de entrada da sua empresa para o mundo online, funcionando como um cartão de visitas online da sua empresa. E se engana quem pensa que investir na criação de um site é algo complexo e caro. Hoje em dia, existe uma série de opções que não necessitam de grandes investimentos e que podem ajudar a criar um site incrível. Você vai apenas precisar registrar um domínio na internet, contratar um plano de hospedagem e criar o design do seu site que reflita o estilo da marca.
O próximo passo é digitalizar seus processos, colocando tudo o que seja de dados e informações importantes digitalizado e armazenado em algum sistema online. Uma simples pesquisa em qualquer site de busca vai mostrar excelentes ferramentas para tudo o que você precisa.
A presença em redes sociais também são extremamente importantes para os dias atuais, pois este é o espaço em que sua empresa pode conversar com seu público, aumentando, assim, sua presença digital. Os perfis em redes sociais são grandes aliados para quem deseja manter um relacionamento com sua base de clientes e até mesmo adquirir novos.
Por fim, minha dica é ser persistente e não desistir. O caminho para empreender pode não ser nada fácil, cheio de desafios, mas, acima de tudo, é repleto de realizações. O sonho de empreender no Brasil não pode ser barrado por problemas que conseguimos ter soluções nos dias de hoje. O cenário tecnológico, no qual estamos inseridos, pode requerer cuidados, mas também oferece soluções viáveis e de qualidade para que o empreendedor consiga trilhar um caminho de sucesso.
Juliano Primavesi é CEO e cofundador da KingHost
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários