Seguindo as expectativas, como as que vimos aqui no começo da semana, a Lexus, divisão de luxo da Toyota, acaba de apresentar seu primeiro carro elétrico a bateria (BEV): o RZ 450e. Este veículo é o início de uma linha completa da marca movida a eletricidade em todas as categorias até 2030. Cinco anos depois, a Lexus busca atingir 100% de vendas de modelos BEV globalmente.
Então, temos o primeiro modelo totalmente elétrico da marca incorporando um design “sob a visão da Lexus Electrified”, usando a plataforma específica para BEV (e-TNGA), sendo portador de uma carroceria “leve e altamente rígida”, como traz o anúncio global da mãe Toyota.
Um dos destaques do RZ 450e está na adoção de um novo sistema de controle de direção e Steer-by-Wire, juntamente com o sistema de tração integral Direct4 (chamado X-Mode nos modelos Toyota) com tecnologia de eletrificação. Aqui, estamos falando de um novo sistema de distribuição de força de tração nas quatro rodas buscando oferecer “um controle do veículo fiel à intenção do motorista”, de acordo com a empresa. Outro detalhe no veículo fica por conta do sistema de condução exclusivo da Lexus, o Lexus Driving Signature.
Em design exterior, a grade de eixo identificável da Lexus é substituída por um corpo de eixo BEV que se concentra em eficiências aerodinâmicas, em vez de atender às necessidades de resfriamento e exaustão de um motor de combustão interna. Nas palavras da Toyota, “esta evolução de estilo inaugura uma nova estética Lexus”, estabelecendo uma nova direção de design para as ofertas em carros elétricos da marca.
Por dentro do RZ 450e, a cabine possui um teto panorâmico disponível que abre visualmente o espaço para acompanhar um interior luxuoso, graças aos seus toques artesanais e tecnologias avançadas. São recursos como comando por voz, tela de 14 polegadas sensível ao toque, trava digital com assistência de saída segura e por aí vai.
E há ainda a possibilidade de uma versão com volante estilo manche, como vimos aqui no começo do mês. Você pode ver um pouco mais sobre o elétrico veículo da Lexus no vídeo de apresentação abaixo publicado hoje pela montadora:
Um Lexus mais potente que os irmãos da Toyota e da Subaru
Em dimensões, o RZ 450e traz um comprimento total de 4.805 mm, com largura de 1.895 mm, altura de 1.635 mm e distância entre eixos de 2.850 mm, em uma estrutura que traz a bateria sob o piso. Por sinal, temos uma energia armazenada de 71,4 kWh em um componente de íons de lítio, oferecendo até 362 km de alcance, dependendo da configuração (e 90% de sua capacidade útil após 10 anos de uso).
O RZ 450e é composto por um par de motores elétricos compactos, sendo um com 203 cv na frente e outro com 109 cv na traseira. Assim, há uma potência combinada de 312 cv e 34,2 kgfm de torque. Aqui, o modelo da Lexus supera seus dois irmãos mais próximos, o bZ4X da Toyota e o Solterra da Subaru.
As expectativas são de que o Lexus RZ 450e seja mais caro que os dois modelos acima, quando estiver nas concessionárias no final de 2022. Não há muitos outros detalhes sobre o veículo no momento, mas estamos falando de algo por volta dos US$ 50 mil (acima dos R$ 231 mil hoje, 20, em valores convertidos sem considerar diferenças de impostos ou taxas).
Fonte: Olhar Digital
Comentários