Finalmente, a BMW revelou nesta quarta-feira (20) a versão elétrica do sedã de luxo Série 7, o i7. O carro é a resposta da fabricante de Munique ao Mercedes-Benz EQS e ao Porsche Taycan e será vendido como parte da tradicional série ao lado dos modelos a gasolina, híbridos e a diesel, também apresentados nesta semana.

O preço-base para a versão de entrada do BMW i7, a xDrive60, é de 135.900 euros (em torno de R$ 680 mil), um pouco mais barata do que o irmão iX. O sedã elétrico deve chegar aos Estados Unidos no fim deste ano e ao Brasil no meio do ano que vem.

O BMW i7 será vendido em duas versões: a xDrive60 e a M70 xDrive (cujas especificações ainda não foram apresentadas). A primeira possui o mesmo trem de força do iX. São dois motores elétricos — um com 252 cv na dianteira e outro com 306 cv na traseira — que, juntos, geram 536 cv de potência e 76 kgfm de torque. De acordo com a montadora alemã, o sedã faz de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.

O i7 traz ainda uma bateria feita de íon de lítio com capacidade de 101,7 kWh. O consumo combinado é entre 18,4 e 19,6 kWh a cada 100 km, o que proporciona um alcance oficial entre 591 e 624 km no ciclo WLTP.

A recarga pode ser feita até 11 kW em uma tomada padrão e 195 kW com carregamento rápido. De acordo com a montadora alemã, no último regime, é possível adicionar 170 km à autonomia somente em 10 minutos.

Em relação ao i4 e ao iX, a BMW aperfeiçoou o hardware de carregamento. A temperatura da bateria pode ser controlada com “maior precisão” e fornecer informações mais detalhadas e rápidas sobre postos de recarga em uma determinada rota, através de navegação por satélite.

BMW i7
BMW/Divulgação

Suspensão pneumática nas quatro rodas

O i7 xDrive60 vem equipado de série com suspensão pneumática adaptável e autonivelante nas quatro rodas. Ela entra em ação no modo Sport, quando abaixa o carro em 10 mm, e em velocidades superiores a 120 km/h para melhor estabilidade. Há ainda uma opção para elevar o carro em 20 mm quando em atrito com lombadas ou trechos irregulares.

O sedã BMW i7 ainda conta com um recurso que calcula a rota planejada pelo motorista de acordo com a carga disponível. Segundo a montadora, o trecho é definido pelo sistema do carro assim que um destino seja inserido.

Os freios regenerativos também foram atualizados de modo que considerem trechos de descidas e semáforos em uma rota planejada. Segundo a BMW, a ideia é garantir a regeneração de energia em tempo real.

BMW i7
Espaço interno do BMW i7 (BMW/Divulgação)

Tela 8K de 31” no banco traseiro

Já tínhamos falado sobre a tela gigante do BMW i7 no banco traseiro, mas nessa quarta-feira a BMW deu informações mais específicas sobre o que ela chama de “Theatre Screen”. Com suporte para Amazon Fire TV, a tela de 31,3” pode ser controlada por meio de pequenos monitores de 5,5” touchscreen situados nas portas. Tudo isso é conectado a um sistema de som Bowers & Wilkins com 36 alto-falantes e efeito 4D.

Tela 8K do BMW i7
Tela 8K do BMW i7 (BMW/Divulgação)

No banco dianteiro, o motorista tem acesso a um painel de bordo digital de 12,3” e um sistema multimídia de 14,9”. A BMW adicionou uma barra iluminada para as pessoas na frente, onde são encontrados os controles para o sistema de ar condicionado, as luzes de perigo e o porta-luvas.

Junto com o sedã BMW i7, a montadora alemã também lançou a sétima geração da Série 7, que tem as mesmas características visuais e técnicas da versão elétrica, com os faróis bipartidos na parte de cima e a iluminação primária embaixo.

O interior das duas versões conta com materiais de alto padrão, como couro e alumínio, e portas automáticas que são monitoradas por 12 sensores ultrassônicos. O porta-malas oferece boa capacidade em todas as versões: 540 litros na configuração a gasolina, 525 litros na híbrida e 500 litros na elétrica.

BMW Série 7
Novo BMW Série 7 (BMW/Divulgação)

Crédito da imagem principal: BMW/Divulgação

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