A fabricante suíça Micro Mobility Systems já começou a linha de montagem para o Microlino 2.0, seu simpático carro-bolha de dois lugares. Com design semelhante ao popular Romi-Isetta, fabricado no Brasil no fim dos anos 1950, o modelo será 100% elétrico e produzido na planta da Cecomp, empresa parceira da Micro, em Turim, norte da Itália.
No vídeo divulgado pela Micro na última sexta-feira (15) (veja abaixo), a empresa apresenta um time lapse mostrando a adaptação das linhas de montagem do carro às instalações na Itália. No fim da gravação, é possível ver cinco veículos passando pelo processo de produção, desde a construção e preparação do chassi até o ajuste final da unidade.
Pode-se verificar também que a linha de montagem do Microlino 2.0 é bem curta, uma vez que um carro-bolha é muito menor do que um compacto ou subcompacto. Nesse sentido, a empresa suíça vê seu método de trabalho minimalista como um ponto positivo, ressaltando o uso de 50% a menos de peças do que um veículo equivalente. Isso deve ser crucial para ajudar a Microlino a lucrar com seu carro-bolha desde o início — no presente, o preço-base do 2.0 é de 12.500 euros (R$ 63 mil).
Originalmente, a Micro queria que a etapa da montagem começasse em janeiro, mas problemas de fornecimento de peças atrasaram o início da produção até o fim de março. A fabricante espera começar com uma capacidade de fabricação de cerca de 7.500 veículos anuais e, gradativamente, aumentar o volume.
De acordo com o site da empresa, há um Microlino 1.0 — carro-protótipo construído pela Micro como base para o atual modelo de produção — exposto em três lugares na Alemanha (Stuttgart, Friedrichshafen e Munique), e também em Milão (Itália), Lyon (França), Amsterdã (Países Baixos) e Granges (Suíça). A distribuição faz sentido, uma vez que os clientes alemães reservaram o maior número de unidades até o presente.
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Configurações técnicas
O “novo Romi-Isetta” da Micro chegará ao mercado com um motor de 19 kWh (25 cv) e velocidade máxima de 90 km/h. Mesmo pequeno, o carro-bolha Microlino terá 230 litros de armazenamento no porta-malas — mais do que oferece um Fiat Mobi, por exemplo.
O carro estará disponível em três versões. A Urban, mais básica, terá 6 kWh de bateria e 90 km de alcance, enquanto a Dolce (10,5 kWh) terá 175 km de autonomia e barra de luz LED dianteira e traseira com acabamento interno feito de materiais sem origem animal. Na versão premium, a Competizione, o Microlino 2.0 terá autonomia de 230 km e uma bateria maior (14 kWh).
Até agora, mais de 24 mil pessoas fizeram reservas para o Microlino 2.0. Foram cerca de cinco anos desde o início dos projetos até esta versão ser apresentada para uso em estradas públicas na Europa.
Crédito da imagem principal: Micro-Mobility Systems/Divulgação
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Fonte: Olhar Digital
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