A Sony está trabalhando em um programa de anúncios dentro de jogos, algo similar ao que a Microsoft planeja para o Xbox.

De acordo com o site Bloomberg, a Sony teria começado a trabalhar no projeto há 18 meses e no momento estaria em fase de testes com parceiros especializados em anúncios, para ajudar desenvolvedores a incluir publicidade dentro de seus games, particularmente em jogos gratuitos, os chamados free-to-play.

Usando este sistema, os desenvolvedores poderiam ser incentivados a criar mais jogos gratuitos que poderiam ser monetizados, dado que a popularidade desse tipo de jogo cresce cada vez mais.

O plano da Sony é bem parecido com o da rival Microsoft, que também busca métodos para incluir anúncios em jogos do Xbox. A ideia da Sony, se tudo sair conforme o planejado, é lançar esta nova iniciativa ainda no final de 2022, e vender espaço publicitário dentro dos próprios jogos da PlayStation em um marketplace privado.

Do mesmo modo que a Microsoft com o Xbox, a Sony tem o objetivo de que os anúncios pareçam ter sido inseridos de forma orgânica dentro de um jogo como, por exemplo, uma placa publicitária em um estádio esportivo. Além disso, ainda poderiam ser inclusas maneiras de assistir aos anúncios e promoções para ganhar itens dentro do jogo, algo comum em games para celular.

Leia mais! 

De acordo com o Bloomberg, a Sony ainda não decidiu se reterá ou não parte do lucro, mas considera cobrar desenvolvedores e publicadoras pelos dados de atividade de consumo colhidos dentro do PlayStation.

Apesar de games terem em geral evitado incluir publicidade ao longo dos anos, alguns jogos, como Fortnite com campanhas da Air Jordan, e NBA 2K22 com a Nike, vem inserindo-a cada vez mais.