Minivans monovolume já fizeram muito sucesso no Brasil com nomes como o Honda Fit e o Chevrolet Meriva, mas na Europa foi onde esses carros tiveram maior participação no mercado com campeões de venda e crítica como o Renault Scénic. Hoje da Stellantis, a montadora francesa Citroën foi uma das líderes no segmento com o Xsara Picasso no fim dos anos 1990 e, mais recentemente, com o Grand C4 Spacetourer. Nesta semana, porém, a fabricante anunciou que vai tirar de linha o último MPV.

Em produção desde 2006, o Grand C4 estava em sua segunda geração e já havia sido indiretamente substituído pelos elétricos ë-Berlingo e pelo ë-Spacetourer, embora continuasse sendo vendido. No fim de julho, entretanto, o modelo será retirado das concessionárias.

De acordo com a Citroën, ainda há 439 carros a serem entregues antes do fim definitivo da produção em Vigo, norte da Espanha. “O Grand C4 Spacetourer ofereceu aos clientes um design atraente e moderno e ganhou reputação por seu conforto incomparável, versatilidade interna e espaço, bem como sua modularidade exemplar e cabine leve, graças ao para-brisa longo e teto de vidro panorâmico”, disse a companhia francesa, em comunicado oficial. “Sua popularidade é demonstrada pelo número de pedidos a serem atendidos antes do fim da produção em julho.”

História

O Citroën Grand C4 foi vendido como C4 Picasso até 2018 e também estava disponível em formato de cinco lugares até 2019, quando este último foi retirado da venda. À época de seu lançamento, em janeiro de 2007, o carro era visto como um substituto do C8, que estava à venda há quase 20 anos junto com modelos primos como o Peugeot 807 e o Fiat Ulysse — hoje de volta em uma versão elétrica.

Em poucas palavras, o motivo pelo fim do Grand C4 se dá pela ascensão dos SUVs. A fabricante francesa diz que quer se concentrar agora no impulsionamento e desenvolvimento dos utilitários, especialmente o popular C5 Aircross.

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