Os trabalhadores de uma Apple Store em Atlanta, Estados Unidos, entraram com uma petição nesta quarta-feira (20) para realizar uma eleição sindical. A ideia é se tornar a primeira loja física sindicalizada da empresa de Cupertino, algo que está virando tendência no mercado.
Dos mais de 100 funcionários em cargos de vendas, técnicos, criativos e operacionais elegíveis para se filiar ao sindicato, mais de 70% manifestaram apoio à ideia.
A iniciativa, segundo comunicado enviado à imprensa, conta com o apoio do Communications Workers of America, o maior sindicato de comunicação e mídia do país.
“Trabalhamos duro na Apple porque realmente acreditamos nos produtos e na empresa e queremos garantir que cada funcionário possa pagar por moradia de qualidade e despesas básicas”, relatou uma das funcionárias da Apple.
Um porta-voz do Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA confirmou que o escritório da agência que fica em Atlanta já recebeu a petição do sindicato.
Via: Reuters
Mesmo movimento ocorre em Nova York
Seguindo os movimentos de sindicalização, funcionários de outra loja física da Apple instalada em Nova York também estão mobilizados para formar um sindicato.
Caso consigam a adesão de 30% dos colaboradores da loja que fica no Grand Central Station, o grupo poderá realizar a primeira eleição sindical. Fato que seria histórico em uma unidade da gigante da tecnologia.
O objetivo dos funcionários é batalhar pela garantia de direitos que assegurem mais qualidade de vida.
Armazém sindicalizado da Amazon
Vale ressaltar que a sindicalização está ganhando força entre outras gigantes norte-americanas, outro exemplo é a Amazon.
No início de abril, mais da metade dos funcionários de um dos armazéns da gigante do varejo localizado em Nova York, o centro de distribuição JFK8, também votaram a favor de tornar a instalação o primeiro local de trabalho sindicalizado da Amazon nos Estados Unidos.
Fonte: Olhar Digital
Comentários