A Tesla anunciou informações sobre como vai funcionar a produção na gigafábrica de Austin, inaugurada no início deste mês. Segundo informações divulgadas no documento dos acionistas referente ao primeiro trimestre de 2022, a montadora vai construir os modelos Tesla Model Y na planta do Texas não apenas com as novas células de bateria 4680, feitas internamente, mas também com as mais antigas, as 2170.

Anteriormente, a Tesla havia sugerido que construiria o Model Y no Texas somente com suas baterias estruturais. Embora não tenha entrado em detalhes, montar o SUV com células mais antigas na nova gigafábrica provavelmente tem a ver com questões relativas a logística e demanda. A montadora ainda luta para aumentar a produção das células 4680 e provavelmente não consegue construir o utilitário compacto com as novas células em um ritmo tão rápido.

No evento Cyber Rodeo, no início deste mês, a Tesla anunciou o início da produção de modelos 4×4 do Y Standard Range em Austin. A variante traz a menor bateria da linha com uma capacidade relatada de 68 kWh. As primeiras entregas de modelos construídos no Texas também já começaram.

Células 4680 são seis vezes mais potentes

Uma das vantagens na nova célula de bateria da Tesla é que, além de ser maior, ela oferece seis vezes mais potência e cinco vezes mais capacidade de energia aos seus carros. Um novo tipo de gerenciamento térmico também foi implantado para compensar o aumento da capacidade.

Por enquanto, a gigafábrica do Texas é a única a produzir o Tesla Model Y com as novas baterias, que também reduzem o número de peças necessárias para montar uma unidade, reduzindo custos. Além disso, o carro fica mais leve e oferece melhor desempenho em colisões. Segundo a montadora, as células 4680 diminui o tamanho da linha de montagem pela metade em comparação às outras plantas.

Em compensação, as células de bateria 2170, mesmo sendo mais antigas, não devem muito. Produzidas pela Panasonic, elas ainda oferecem alcance e potência decentes, além de atender à demanda da Tesla para construir um maior volume de carros.

Crédito da imagem principal: Tesla/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!