Em mais uma prova de confiabilidade de mercado, a SpaceX conseguiu realizar o 12º lançamento de mais um foguete Falcon 9 na última quinta-feira (21), no qual o modelo B1060 igualou um recorde anteriormente atingido pela própria empresa.

A ocasião foi o lançamento de 53 satélites da plataforma de internet Starlink, com a ignição acontecendo às 14h51 (horário de Brasília). O apogeu do propulsor veio a 116 km de altura, a uma velocidade máxima de 2,2 km/s (quilômetros por segundo). Minutos depois, os motores se desligaram e o foguete iniciou a queda livre, religando os propulsores Merlin 1D para desacelerar e reorientar o veículo para pouso no navio-droneJust Read The Instructions (JRTI), pelo qual ele foi recolhido e devolvido à base da SpaceX.

O primeiro foguete Falcon 9 a chegar a 12 lançamentos bem sucedidos foi o modelo B1051, em março de 2022. Originalmente, aquele foguete foi construído e montado em 2019. Já o novo recordista – B1060 – foi construído em junho de 2020. Em outras palavras: não só a SpaceX está mais veloz e experiente na construção dos foguetes da linha, como também os veículos em si estão participando de mais lançamentos em menores intervalos.

O único detalhe incomum do recente lançamento foi o fato de um dos motores Merlin continuar funcionando nos segundos finais de pouso, o que fez com que o foguete se inclinasse um pouco em direção ao deck do navio. Entretanto, o Falcon 9 é projetado para suportar um estresse bem maior, então esse ponto não deve trazer nenhum impacto.

Agora, a SpaceX deve segurar um pouco os próximos lançamentos da Starlink, se concentrando no dia 26/4, quando um outro foguete Falcon 9 levará a tripulação da missão Crew-4 para a Estação Espacial Internacional (ISS). Este lançamento está programado para as 5:15, no fim da madrugada da próxima terça-feira.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!