Os Estados Unidos enfrentam um surto de gripe aviária (H5N1) em pássaros selvagens, o vírus já foi encontrado em aves de 31 dos 50 estados do país, totalizando 637 casos. Segundo o os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), ainda não foram detectados casos de H5N1 em humanos.

Porém, o que preocupa as autoridades é a quantidade de casos de gripe aviária em aves domésticas, como galinhas, patos de criação e perus. Um relatório do CDC divulgado no último dia 19 apontou que foram identificados mais de 28,5 milhões de casos de H5N1 em aves domésticas.

Mais de 200 surtos em quatro meses

Desde janeiro, pelo menos 28,5 milhões de aves domésticas e de criação foram atingidas pela gripe aviária H5N1. Crédito: Arquivo/Shutterstock

Segundo o CDC, foram reportados 203 surtos, em 123 condados dos Estados Unidos desde janeiro deste ano. O órgão destaca que o vírus da gripe aviária tem alta capacidade de infecção em aves e já foi detectado em espécies aquáticas selvagens, aves de criação comercial e rebanhos individuais.

Essas são as primeiras detecções do vírus H5N1 em aves no país desde 2016 e, com base no sequenciamento genético preliminar e nos testes de diagnóstico molecular (RT-PCR), realizado nas aves, os pesquisadores detectaram que os vírus pertencem a um grupo conhecido como 2.3.4.4.

Quais cuidados devem ser tomados

Por enquanto, os casos de gripe aviária (H5N1) estão restritos aos Estados Unidos, porém, por se tratar de um vírus altamente contagioso e pela natureza das aves, que migram, é possível que o patógeno se espalhe e que possa chegar no Brasil em algum momento, por isso, é importante tomar alguns cuidados.

O CDC recomenda que, sempre que possível, deve-se evitar o contato direto com aves selvagens, observando-as sempre a uma distância segura. Esses animais podem estar infectados pela gripe aviária mesmo sem parecer doentes.

Em relação às aves domésticas, deve-se evitar o contato com animais que pareçam doentes ou morram. Também não se deve tocar em superfícies que possam estar contaminadas com a saliva, mucosas ou excrementos de aves selvagens ou domésticas.

Via: CNN Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!