Com 2.230 cv e 204 kgfm de torque, o elétrico hipercarro Vayanne, da montadora austríaca Deus Automobiles, foi revelado no Salão do Automóvel de Nova York, que terminou neste último domingo (24). Esta “divina” máquina é fruto de uma parceria com a Italdesign, empresa de design fundada por Giorgetto Giugiaro, e a Williams Advanced Engineering, uma ramificação da equipe de Fórmula 1 de mesmo nome.
Segundo a Deus (cujo nome tem como inspiração “uma entidade poderosa e brilhante e a ideia de força e precisão atemporais que impulsionam a criatividade e a inovação”), o Vayanne oferece uma velocidade máxima de 400 km/h. Enquanto isso, seu disparo de 0 a 100 km/h está sendo declarado possível em menos de 1,99 segundos. Um desempenho muito semelhante ao de outro elétrico poderoso (e aguardado): o Roadster da Tesla.
Potente e para poucos
O hipercarro traz como autonomia 500 km por carga e surge como um conceito orientado à produção, sendo o primeiro veículo da montadora austríaca que nasceu em 2020. De acordo com a Deus, o Vayanne será muito exclusivo, tendo sua produção limitada a 99 unidades, planejadas para serem entregues a partir de 2025.
Por um lado, a ramificação da Williams é apresentada como responsável pelo poder elétrico do hipercarro. Já a Italdesign aparece na parte de engenharia (e design) – a empresa italiana, para termos uma ideia, também é quem trará aos olhos do mundo o visual do novo DeLorean elétrico, esperado para ainda este ano.
Loop infinito
Nesse sentido, temos uma máquina potente com traços muito próximos aos atuais modelos de alto desempenho, mas com diferenças pontuais. Como as grades dianteira e traseira, que a marca austríaca diz que representam “o loop infinito”, com dicas do Bugatti Chiron e do Lotus Evija.
As dimensões do Vayanne não foram reveladas (só Deus sabe). Essas informações deverão surgir mais para frente, assim como outros detalhes e confirmações (inclusive sobre se realmente será o mais poderoso do mundo). Mas tempos por ora que o elétrico possui uma distância do solo de 12 cm. Além disso, o hipercarro tem um peso registrado em 1.810 kg.
Já por dentro, há o uso de um couro natural, que a montadora diz ser produzido por meio de “soluções sustentáveis e tecnologicamente avançadas”, sem maiores detalhes, e controles físicos, além de um quadro de instrumentos totalmente digital e display de controle. O tema de sensação infinita, de acordo com a Deus, é implementado no exterior e no interior do Vayanne, abrangendo inclusive toda a parte interna das portas ao longo do painel.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários