A startup americana Beta Technologies está próxima de concluir um financiamento de US$ 800 milhões (em torno de R$ 3,9 bilhões) para iniciar as operações de seu eVTOL Alia 250. Com isso, a aeronave 100% elétrica, que possui a Amazon entre suas principais investidoras, deve começar a circular no espaço aéreo dos EUA até 2024.

O teste do protótipo se deu em março de 2022, quando os pilotos da Força Aérea dos EUA, Hank “Hog” Griffiths e Jonathan Appleby, guiaram pela primeira vez na história da instituição uma aeronave totalmente elétrica. Pouco antes disso, a Beta já tinha obtido a certificação de aeronavegabilidade para o Alia 250.

A inspiração para o projeto surgiu na área médica. Martine Rothblatt, CEO da United Therapeutics, que clonou porcos para transplante de órgãos humanos, queria uma aeronave que pudesse fazer um transporte rapidamente, a distâncias médias e sem emissões de carbono.

Após a construção de um protótipo inicial, montado e aprovado em apenas oito meses, o designer da Beta, Kyle Clark, voltou à prancheta e criou uma versão mais moderna. O Alia 250 é inspirado na andorinha do Ártico, a única ave presente em todos os continentes. Da mesma forma, o eVTOL também deve voar o mais longe possível — um grande desafio para aeronaves movidas a bateria.

eVTOL Alia 250
Beta Technologies/Divulgação

eVTOL consegue sustentar voo de duas horas com três baterias

Com um design semelhante ao de uma libélula gigante e uma envergadura de 15 metros, o Alia 250 consegue transportar uma carga de 635 kg, isto é, cinco passageiros e um piloto. O eVTOL voa 463 km a uma velocidade máxima de 278 km/h e precisa de menos de uma hora para recarregar. Ele consegue ainda sustentar um voo de duas horas com três baterias — cinco é o limite de módulos de energia que pode suportar.

Para facilitar o trabalho nos aeroportos, a Beta desenvolveu um sistema de cobrança versátil para operações e projetou uma rede de carregamento que abrange mais de 60 aeroportos nos Estados Unidos, do Vermont ao Arkansas. Além disso, os carregadores podem ser utilizados em aeronaves e veículos terrestres elétricos, com as primeiras pousando em cima de estações feitas de contêineres e movidas a energia solar — um conceito que combinaria operações com emissão zero de carbono.

eVTOL Alia 250
Beta Technologies/Divulgação

Além da Força Aérea dos EUA, a Beta Technologies assinou contrato com o Exército americano para a produção de dez eVTOLs, com opção de 150 unidades adicionais no futuro. Mais recentemente, a operadora de helicópteros Blade também encomendou cinco aeronaves da empresa.

Capaz de realizar voos mais longos, a uma velocidade maior do que outros eVTOLs e sem precisar de uma pista dedicada, o Alia 250 pode entregar suprimentos essenciais para a área médica e militar. A Beta espera obter o certificado da FAA (Administração de Aviação Federal, na sigla em inglês) para voos de cargueiro elétrico nos próximos dois anos.

Crédito da imagem principal: Beta Technologies/Divulgação

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