Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
ESTADO

Parceria entre SES e Ministério da Saúde garante 100 monitores multiparamétricos para MS

26/04/2022 às 14:25
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 100 monitores multiparamétricos – equipamento responsável pelo monitoramento de sinais vitais de pacientes – que poderão ser utilizados em unidades de saúde, tanto na área de cirurgia quanto para pronto atendimento. Estima-se que o equipamento doado chegue a R$ 4 milhões em investimento, considerando que cada unidade possa chegar perto de R$ 40 mil.

Para o secretário de Estado de Saúde, Flavio Britto, o programa do Ministério da Saúde que conta com a parceria público-privado entre o Estado da Paraíba e a empresa Lifemed (que desenvolve equipamentos médicos e hospitalares), representa uma grande conquista para a Saúde. “Nós só podemos agradecer a essa estratégia do Ministério da Saúde que passa a Mato Grosso do Sul, a doação de 100 equipamentos que são extremamente importantes para o Estado. Nós fizemos a compra de 25 carrinhos anestésicos e esses equipamentos são fundamentais para cirurgia, por exemplo. Assim, vamos fazer a distribuição destes equipamentos recebidos para aqueles municípios seguindo critério e de acordo com a sua necessidade”.

Presente no evento realizado na Sala de Situação da SES, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, destacou a importância das parcerias realizadas em prol da Saúde. “Essa é a parceria que o Governo de Mato Grosso do Sul faz para a saúde pública com objetivo de melhorar a vida do sul-mato-grossense. Agradecemos ao Ministério da Saúde, através do Sistema SUS, ao Estado da Paraíba e a empresa, que trouxe o equipamento até aqui, essa parceria vai ajudar muito a equipar a Saúde de todo o nosso Estado”.

A doação dos equipamentos faz parte do Projeto para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) – (Foto: Bruno Rezende0

Segundo a coordenadora geral do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em MS, Silvia Raquel Bambokian, a transferência de tecnologia do implemento da estrutura da logística do Sistema Único de Saúde é muito importante. “Esses equipamentos vão aprimorar o atendimento e garantir uma saúde de qualidade e de resolutividade a toda população sul-mato-grossense”.
O coordenador de projetos do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual de Paraíba (Nutes/UEPB), Paulo Eduardo Silva Barbosa, é o único laboratório público credenciado responsável pela montagem dos equipamentos pela Anvisa.

“A parceria para o desenvolvimento produtivo é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa incorporar tecnologias estratégicas ao SUS. Ela consiste para uma tecnologia específica de um parceiro público – (que realiza essa internalização visando melhorias para o SUS) e outro privado – (detentor da tecnologia). Desta forma, lá no laboratório da Universidade Estadual da Paraíba, nós temos a capacidade de montagem dos equipamentos que estão nesta PDP, somos o único laboratório público, com uma linha de produção totalmente acreditada pela Anvisa no setor público”, explica Barbosa.

Projeto
A doação dos equipamentos faz parte do Projeto para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), uma parceria entre o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual de Paraíba (Nutes/UEPB), a empresa Lifemed (que desenvolve equipamentos médicos e hospitalares) e o Ministério da Saúde.
Firmada em 2013, a parceria entre as instituições visa a cooperação mediante acordo entre instituições públicas e entidades privadas para desenvolvimento, transferência e absorção de tecnologia, produção, capacitação produtiva e tecnológica do país em produtos estratégicos para atendimento às demandas do SUS.

Rodson Lima, SES

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias