O presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, confirmou nesta semana que a picape F-150 será vendida no Brasil a partir de 2023. O anúncio aconteceu durante a abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), onde a montadora americana expôs em seu estande uma versão de demonstração da caminhonete.

Mais detalhes sobre o modelo a ser comercializado no Brasil devem surgir próximo do lançamento, que ainda não foi definido pela Ford. De qualquer forma, não será a badalada elétrica F-150 Lightning. A marca planeja lançar a F-150 a gasolina no país, especialmente para barrar a Ram, que tem obtido um bom sucesso de vendas por aqui. Atualmente, a montadora da Stellantis comercializa suas três principais picapes no território nacional: 1500 Rebel, 2500 e 3500.

Importada dos EUA, a Ford F-150 deve chegar ao Brasil com o mesmo motor V8 de 5 litros que é vendido na Argentina. Na configuração a gasolina, o propulsor conta com uma potência de 405 cavalos e câmbio automático de dez marchas. Há ainda as versões com os motores V6 2.7, com 330 cavalos, V6 3.5 biturbo, com 400 cv, e híbrido V6, com 436 cv. Todas elas têm tração nas quatro rodas.

“A F-150 vem para consolidar a nossa linha, ao lado da Ranger e da Maverick, e reafirmar a autoridade que a Ford construiu em picapes em todo mundo”, disse Justo, em comunicado à imprensa. “É mais um exemplo de que nós vamos continuar a trazer para o consumidor brasileiro o que existe de mais avançado no mundo.”

Líder de vendas no mercado americano há 45 anos

Em sua 14ª geração — ela é produzida nos EUA desde o fim dos anos 1940 —, a Ford F-150 já é vendida em vários países vizinhos do Brasil como Argentina, Colômbia, Chile, Peru e Equador. Todas as versões da picape, líder de vendas no mercado americano há 45 anos, contam com chassi de aço de alta resistência e carroceria de alumínio. A plataforma utilizada é a T3, também adotada nos utilitários Lincoln Navigator e Ford Expedition e no caminhão/picape Super Duty.

Ainda nesta semana, a Ford confirmou o lançamento de uma nova geração para a Ranger no Brasil. De acordo com o presidente da marca na América do Sul, a fábrica de Pacheco, na Argentina, receberá ajustes para atender à demanda e produzir o novo modelo para o país vizinho.

Crédito da imagem principal: Ford/Divulgação

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