A fabricante inglesa de automóveis esportivos TVR, fundada em 1946, está anunciando um “rejuvenescimento” baseado no desenvolvimento de uma variante elétrica do supercarro Griffith. Em um anúncio oficial, a empresa também revelou um investimento milionário pela Ensorcia, especializada sul-americana em mineração e processamento de lítio verde.

Tendo seu lançamento em 2024, o totalmente elétrico veículo da marca vai se juntar ao coupé com motor Ford V8 sob o nome Griffith Launch Edition – que foi revelado em 2017. Este modelo a gasolina deverá chegar ao mercado no quarto trimestre de 2023, ou seja, serão cerca de seis anos de espera pelo carro da TVR.

A produção do Griffith com motor V8 ocorrerá em uma nova fábrica no País de Gales, localizado no sudoeste da Grã-Bretanha. Les Edgar, chefe da TVR, admite que alguns clientes que já pagaram pelo carro perderam a confiança de que o esportivo será efetivamente lançado e pediram para ter seus depósitos de volta. Confira o vídeo de revelação do Griffith em 2017:

TVR ainda recebe depósitos pelo seu Griffith

Em 2017, o veículo apresentava um motor Coyote de 5,0 litros com 493 cv enviados para as rodas traseiras por meio de uma caixa manual de seis marchas. O coupé esportivo vem sendo trabalhado com base no processo iStream da Gordon Murray Design e apresentado como tendo um peso bruto de menos de 1.250 kg distribuído 50:50.

Quanto ao desempenho, a TVR prometia 0 a 96 km/h em cerca de quatro segundos e uma velocidade máxima de mais de 322 km/h. O Griffith de dois lugares tinha aproximadamente o mesmo tamanho de um Porsche Cayman e tinha uma suspensão de triângulos duplos em ambos os eixos, com rodas dianteiras de 19 polegadas e rodas traseiras de 20 polegadas.

Veículo da TVR na cor vermelha
Imagem: Divulgação/TVR

A TVR ainda está aceitando depósitos de £ 5 mil (algo acima dos R$ 31 mil hoje, 26) em seu site para a edição de lançamento, dos quais 500 serão feitos. Além disso, junto à estratégia de eletrificação, a equipe responsável pela reinvenção da TVR vai patrocinar o e-Prix de Mônaco em 30 de abril e as duas corridas de e-Prix de Londres em 30 e 31 de julho, do campeonato mundial de Fórmula E.