A nova caminhonete Amarok 2023 da Volkswagen teve imagens reais (indo além das ilustrações que vimos aqui no começo do ano) e informações reveladas pela montadora hoje. Os primeiros modelos disfarçados do veículo já estão circulando pela Europa – a picape foi concebida na Alemanha e na Austrália e está sendo fabricada em Pretória, na África do Sul, baseada na plataforma T6 da Ford Ranger 2022.

Com lançamento programado para o final deste ano, a nova Amarok deverá estrear no Brasil somente em 2023. A montagem dos modelos de primeira geração da caminhonete para os mercados sul-americanos continuará na fábrica da Volkswagen em Pacheco, na Argentina.

Amarok enfrentando um terreno irregular
Imagem: Divulgação/Volkswagen

Com um comprimento em 5.350 mm, a Amarok 2023 será alongada em 96 milímetros, enquanto a distância entre eixos será alongada em 125 mm, indo para 3.220 mm (como resultado, há mais espaço na cabine dupla). Sua altura está em 1.880 mm (2 mm mais alta), enquanto que a largura perde 34 mm, medindo agora 1.910 mm.

Veículo da Volkswagen de lado
Imagem: Divulgação/Volkswagen

Aumento da capacidade na nova Amarok

A picape será dotada de balanços dianteiros e traseiros mais curtos para melhores ângulos de aproximação e saída, privilegiando as competências off-road. Sua capacidade de carga útil foi aumentada para 1.200 kg e a capacidade de reboque de 3.500 kg agora é possível em mais variantes.

Haverá cinco acabamentos da nova Amarok. Um primeiro (de entrada), seguido pelo Life e pelo Style. Para perfil off-road, a versão da picape é a PanAmericana, que faz dupla no topo da gama com a opção Aventura (para um estilo mais esportivo e urbano). Dependendo do acabamento, o tamanho da roda varia de 17 a 21 polegadas.

Amarok descendo um pequeno morro off-road
Imagem: Divulgação/Volkswagen

Quando for lançada no final de 2022 nos primeiros países, a Amarok terá cabine dupla e quatro portas (DoubleCab) – e em alguns mercados individuais, cabine simples de duas portas (SingleCab). As versões mais sofisticadas da caminhonete terão até 30 funções de assistência ao motorista, além de faróis LED matriciais e um sistema de som Harman Kardon.

Em um estilo tablet, o infotainment será executado no sistema SYNC4 da Ford, sendo oferecido em tamanhos de 10,1 e 12 polegadas, juntamente com um display digital de oito polegadas. Como itens opcionais, há superfícies com aparência de couro com costuras decorativas, assentos com ajustes elétricos e por aí vai.

Caminhonete subindo um terreno de areia
Imagem: Divulgação/Volkswagen

A nova Amarok vai contar com cinco opções de motorização, sendo uma delas a gasolina e as outras quatro a diesel de 2.0 litros e 3.0 litros (incluindo o novo motor V6 turbodiesel). Além disso, a caminhonete terá opções de câmbio manual de 6 marchas e de transmissões automáticas de 6 ou 10 marchas – as variantes terão tração traseira, com possibilidade de tração integral sob demanda ou permanente.