A Ford já começou a entregar as primeiras unidades da F-150 Lightning, a picape elétrica que pode funcionar como gerador de energia por alguns dias. E na última terça-feira (26), a montadora americana, sem querer (ou por querer?), acabou mostrando a capacidade de carregamento bidirecional da caminhonete.
Durante um evento no Rouge Electric Vehicle Center, uma das plantas do complexo da montadora em Dearborn, em Michigan (EUA), houve uma queda de fornecimento de energia elétrica devido a um problema operacional na DTE Energy, distribuidora que atende a cidade. Diante do impasse, os organizadores tiveram que recorrer à energia das F-150 Lightning em exposição para socorrer o evento. O fato foi confirmado pelo próprio presidente da Ford, Jim Farley, no mesmo dia, por meio de sua conta no Twitter.
O fato de o blecaute ter acontecido em um momento tão oportuno para demonstrar o carregamento bidirecional da picape faz os mais céticos imaginarem se não foi uma jogada de marketing da Ford. No entanto, segundo a jornalista Phoebe Wall Howard, do Detroit Free Press, que estava presente ao evento, a falta de energia, de fato, aconteceu.
De qualquer forma, a possibilidade de o F-150 Lightning sustentar a energia elétrica de uma casa não pode ser subestimada. Durante o evento, Jim Farley até brincou que poderia ajudar os proprietários da Tesla em busca de carga se eles comprassem a picape da Ford.
F-150 Lightning pode fornecer até 9,6 kW de potência para uso doméstico
De acordo com a Ford, a bateria da F-150 Lightning — com capacidade de 131 kWh — pode ceder até 9,6 kW de potência para uso doméstico. Com base no consumo doméstico médio de 30 kWh por dia nos EUA, é possível, com um extensor de alcance, obter fornecimento completo de energia por até três dias. O recurso da montadora foi desenvolvido em conjunto com a Sunrun, uma das maiores empresas de painéis solares no país.
Mais de 200 mil unidades da F-150 Lightning já foram encomendadas nos EUA. Para atender à demanda e dobrar a produção da picape, a montadora precisou contratar em torno de 750 novos trabalhadores. O preço-base do veículo é de US$ 39.974, segundo a KBB (em torno de R$ 198 mil, em conversão direta).
Crédito da imagem principal: Jim Farley/Ford
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários