Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Brasil renova prazo para acolhida humanitária de haitianos

27/04/2022 às 15:33
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O Governo brasileiro renovou o prazo para concessão de visto temporário e autorização de residência humanitários a haitianos que desejam morar no Brasil. A concessão facilitada passa a ser válida até 31 de dezembro deste ano e é garantida pela Portaria Interministerial nº 29, assinada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelo Ministério das Relações Exteriores.

banner.png

 

O novo prazo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (26) e garante a continuidade da política de acolhida adotada pelo País desde o ano de 2012, motivada pela situação de calamidade de grande proporção e de desastre ambiental, com o agravamento da situação humanitária do país.

O visto continua a ser emitido pela embaixada brasileira em Porto Príncipe, capital do Haiti, tendo validade de 180 dias, período ao longo do qual o visto poderá ser utilizado para entrada no Brasil. A residência temporária resultante do registro do visto é válida por dois anos, podendo ser transformada em autorização de residência por prazo indeterminado.

O nacional haitiano que já esteja em território nacional pode efetuar o pedido de autorização de residência temporária diretamente nas unidades da Polícia Federal.

O tratamento também é válido para apátridas, que são aqueles que moram no Haiti, mas não possuem nacionalidade reconhecida.

A concessão de acolhida demonstra e reafirma o compromisso do Governo brasileiro com os princípios humanitários da política migratória nacional.

 

Fonte: Governo Federal

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias