Uma patente da Volkswagen registrada no Escritório Alemão de Patentes e Marcas (DPMA) traz um sistema de maçaneta que “afunda” na porta do veículo automaticamente. Dessa forma, a peça fica escondida em momentos de tráfego ou quando o carro estiver estacionado (servindo como uma espécie a mais de segurança também).
Já quando o motorista precisa abrir o veículo para entrar, a maçaneta “surge” da porta e aciona duas hastes, opostas e vinculadas ao centro da peça. De acordo com os documentos (acessíveis aqui) a ideia também busca facilidade de operação.
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Facilitando torque na maçaneta
Nesse formato quase “borboleta” (bem parecido com o que vemos em torneiras), mais torque pode ser aplicado à maçaneta pela mão da pessoa. A trava rotativa da porta atua conforme o movimento físico feito por meio desse sistema, para abrir e para fechar.
No documento, é registrado que “a trava da porta possui um sistema rotativo que interage com uma lingueta lateral da carroceria para travar a porta do veículo e liberar a trava, se necessário”. Os movimentos de entrada e saída da maçaneta para o espaço da porta são realizados por acionamento eletrônico.

Uma vez fechada, a maçaneta se projeta para dentro da porta, se tornando uma pequena ranhura circular nivelada com o corpo do veículo. As hastes com mola se dobram para trás no cilindro quando não estão em uso, o que significa que a própria trava requer menos área de superfície no carro.
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Na patente, consta que há opção da maçaneta oferecer “um botão de pressão acionável em sua parte frontal livre, por meio do qual o usuário pode destravar a fechadura da porta aplicando pressão”. Ou seja, por meio de um botão, interruptor ou sensor, a pressão é detectada, ativando eletricamente o atuador para destravar a fechadura da porta.

Não deixando a poeira entrar
Outras considerações da patente da Volkswagen remetem a um espaço estreito o suficiente para ser protegido de partículas minúsculas de sujeira ou semelhantes que poderiam entrar na porta. Dessa forma, também tendo uma atenção para uso em modelos off-road, que enfrentam ambientes mais “sujos”. Além disso, o desenho facilita a vedação da porta do veículo, protegendo contra a entrada de umidade ou líquido.

Os benefícios desse tipo de sistema de maçaneta que se esconde podem ter a ver com um design mais liso, dando um perfil mais limpo para um veículo (sem maçanetas saltando pelas laterais). Há também a questão aerodinâmica, que é beneficiada quando há menos itens interferindo no arrasto – algo bem interessante em tempos de carros elétricos, como a ID. Buzz, onde qualquer ajuda é importante para a eficiência.
ViaCarBuzz
Fonte: Olhar Digital
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