Com a conclusão dos serviços executados pelos cosmonautas Oleg Artemyev e Denis Matveev durante duas recentes caminhadas espaciais na Estação Espacial Internacional (ISS), um braço robótico até então inoperante começou a funcionar no laboratório orbital.

O cosmonauta russo Oleg Artemyev é visto em uma caminhada espacial enquanto o novo Braço Robótico Europeu (ERA) faz seus primeiros movimentos fora do módulo científico multiuso de Nauka na Estação Espacial Internacional (ISS). Imagem: NASA TV

Na quinta-feira (28), em um trabalho que teve 7h42min de duração, eles deram continuidade às atividades iniciadas dez dias antes para equipar e configurar o Braço Robótico Europeu (ERA) para uso no segmento russo da estação espacial. 

Ao fim dos serviços, o manipulador remoto fez seus primeiros pequenos movimentos ao redor do exterior do complexo orbital desde que chegou junto com o módulo científico multiuso Nauka, em julho de 2021. “Começou a se mover. Sim, ele começou a se mover!”, exclamou Artemyev. 

Braço robótico foi fornecido pela Agência Espacial Europeia (ESA)

Fornecido pela Agência Espacial Europeia (ESA), o ERA é o primeiro braço robótico capaz de atender o exterior do segmento russo da estação. Os outros braços do complexo, o Canadarm2 e o Japanese Experiment Module Remote Manipulator System (JEMRMS), estão no Segmento Operacional dos EUA (USOS) e não podem se estender o suficiente para alcançar muitas das áreas necessárias do lado russo.

Assim como o Canadarm2, o ERA, que tem 11,3 m de comprimento, se move como uma minhoca, andando de ponta a ponta, e pode ser conduzido de dentro e de fora da estação.

Para chegar ao ponto do primeiro movimento, Artemyev e Matveev abriram pela primeira vez a escotilha e saíram do módulo de mini-pesquisa Poisk às 12h58 (pelo horário de Brasília) para começar a caminhada espacial. 

Depois de usar o guindaste Strela — o braço operado manualmente que antes do ERA era o único meio de mover cosmonautas e equipamentos ao redor do segmento russo — para chegar ao seu local de trabalho ao lado do módulo Nauka, os astronautas começaram a trabalhar na remoção do isolamento que cobria as extremidades do equipamento.

Uma vez na mão, Artemyev atirou em direção à Terra a manta térmica protetora empacotada, para uma reentrada destrutiva na atmosfera. “3… 2…1… ir em direção ao horizonte!”, disse o cosmonauta ao se livrar do aparato. “Está se movendo muito bem”.

Oleg Artemyev lança um pacote contendo a cobertura de isolamento térmico que foi removida do Braço Robótico Europeu (ERA) em preparação para o manipulador remoto fazer seus primeiros movimentos. Imagem: NASA TV

Guiados pelos comandos do cosmonauta Sergey Korsakov de dentro da estação espacial, Artemyev e Matveev começaram então a configurar o ERA, após liberarem as fechaduras de lançamento e instalarem corrimãos para facilitar o trabalho dentro e ao redor do dispositivo.

Os cosmonautas então se afastaram para observar enquanto o braço “caminhava” pelos pontos base no módulo Nauka, seguindo os comandos de Korsakov. Eles puderam testemunhar três movimentos bem-sucedidos feitos de forma repetitiva.

Além de colocar o ERA em funcionamento, Artemyev e Matveev também tiveram que inspecionar uma antena usada no acoplamento de veículos visitantes Soyuz e Progress e que só pôde ser parcialmente implantada, em razão de uma falha. Artemeyev descobriu que o problema era um cabo preso, que ele libertou, fazendo com que os controladores de voo russos fossem capazes de estender totalmente a antena.

Os cosmonautas entraram de volta no módulo Poisk e fecharam sua escotilha às 20h40, marcando o fim oficial da atividade extraveicular (EVA), que foi a quinta caminhada espacial na carreira de Artemyev e a segunda para Matveev.

Além disso, foi a quinta caminhada espacial feita na ISS em 2022 e a 250ª feita em apoio à montagem e manutenção do laboratório em órbita em geral. No total, astronautas e cosmonautas passaram 1.583 horas e 44 minutos (ou 65 dias, 22 horas e 44 minutos) em caminhadas espaciais fora da Estação Espacial Internacional, desde 1998.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!