Sábado, Novembro 23, 2024
spot_img
InícioESPORTESGabigol coloca lendas no retrovisor e se aproxima dos maiores artilheiros da...

Gabigol coloca lendas no retrovisor e se aproxima dos maiores artilheiros da Liberta

spot_img

Gabriel Barbosa já é o segundo maior artilheiro brasileiro na Libertadores. Aos 25 anos, o atacante do Flamengo segue quebrando marcas de lendas e ainda nesta edição tem margem para (facilmente) alcançar o ranking dos maiores goleadores da história da Copa.

Para chegar na segunda posição entre os brasileiros, Gabigol ultrapassou o veterano Fred. O atacante do Fluminense passou em branco nesta Libertadores, em que disputou apenas um jogo, e havia alcançado o feito em 2021. Ao todo, Fred tem 25 gols na Libertadores, em 42 jogos disputados, com a boa média de 0,59 gol/jogo. Mas Gabriel conseguiu elevar o já alto padrão estabelecido por Fred: Gabi tem 26 gols em 39 partidas, o que o deixa com uma média de 0,66 gol/jogo.

A nível brasileiro, confira a lista completa, na frente de Gabigol encontra-se somente Luizão. Bicampeão da Libertadores, com títulos por Vasco e São Paulo, Luizão tem 29 gols no torneio, marcados em 42 jogos (0,69 gol/jogo).

Que venham os sul-americanos

Luizão é o 6º maior artilheiro da história da Libertadores, mas os três gols que o separam de Gabigol parecem ser uma barreira insuficiente para evitar ser superado. Entre Luizão e o atacante do Flamengo, o que há é um mar de jogadores sul-americanos, todos eles agora ameaçados pelo jogador rubro-negro. 

Para começar, falta apenas um gol para que Gabriel Barbosa entre de vez no ranking geral dos 10 maiores artilheiros da Libertadores. Hoje, Gabi está em 13º, empatado com Carlitos Tévez. Em 10º, com 27 gols, estão Oswaldo Ramírez, Beto Acosta e Lucas Pratto, ex-Atlético Mineiro e São Paulo, e campeão da Libertadores pelo River Plate.

Gabigol foi em duas oportunidades o principal goleador do torneio (2019 e 2021), o que já o deixa em posição privilegiada ao lado de lendas como Néstor Scotta, Salvador Cabañas e Alberto Spencer, este último o maior artilheiro de todos os tempos. O único jogador que foi três vezes artilheiro da Libertadores na história é o uruguaio Fernando Morena.

Caso Gabriel alcance, por exemplo, os 9 gols que o deram a artilharia da Libertadores em 2019, o atacante poderia chegar ainda nesta edição no 4º lugar entre os maiores artilheiros da história da competição, superando Daniel Ónega, que tem 31. O céu parece ser o limite para Gabigol. O seu maior inimigo nesta corrida é o tempo e os projetos para o futuro, como se, por exemplo, seguirá fazendo carreira no Brasil ou não. Para alcançar Spencer, o caminho ainda é longo. O equatoriano tem 54 gols na Liberta, mais que o dobro de Gabi. Impossível? Melhor não duvidar.

(51)

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img