A montadora elétrica Polestar divulgou o quinto episódio de sua série From concept to car (Do conceito para o carro), mostrando seu Precept submetido a testes em túnel de vento. Como explica a empresa vinculada à sueca Volvo, esse procedimento é essencial para registros de aspectos aerodinâmicos de um veículo.

Para os carros elétricos, essa análise é ainda mais importante, porque o arrasto tem um efeito substancial no alcance. Neste novo episódio da série (que a Polestar vem compartilhando em seu canal no YouTube também) o conceito Precept avança mais um pouco em direção à sua forma de produção como o carro-chefe elétrico de quatro portas da marca.

Eddie Martin, engenheiro-chefe da Polestar, diz que uma das melhores partes de um teste em túnel de vento é ver um protótipo físico daquele que está sendo desenvolvido virtualmente. Ao longo do vídeo, vemos os técnicos explicando detalhes sobre o desenho do Precept, realizando medições no modelo com paquímetro, observando respostas da suspensão do veículo e por aí vai. Dê uma olhada:

Analisando o vento sobre o Precept

Temos nas cenas um modelo em escala impresso em 3D para comparar o efeito de diferentes estilos de nariz. A filmagem do túnel de vento foi capturada no ano passado, e o protótipo parece não usar a asa dianteira distinta do conceito, um elemento de lâmina que se estende entre os faróis para manter um fluxo de ar laminar na parte superior da carroceria.

Em um dos momentos do vídeo, o designer responsável Nahum Escobedo explica que todas as partes em laranja no protótipo estão constantemente sendo modificadas. O Precept verá pelo menos quatro sessões de túnel de vento em escala real e quatro sessões com protótipos durante sua produção.

Um dos métodos mais antigos de análise do fluxo de ar sobre um carro também aparece no vídeo da Polestar. Os técnicos colam pequenos tufos de lã em vários locais do modelo. Se a forma do carro gerar um bom fluxo laminar ao longo da carroceria, os tufos fluirão nessa direção. Mas se houver vórtices, esteiras e afins, tudo fica visível conforme a direção em que os tufos estão apontando.

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