Depois de um teste bem sucedido, agora é a hora da verdade: a Rocket Lab tentará resgatar, nesta sexta-feira (29), um foguete ao “pescá-lo” no ar com um helicóptero. O lançamento está previsto para às 19h35 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal da empresa no YouTube ou no site oficial da empresa.
O lançamento em si não é apenas para realizar o resgate em tempo e parâmetros reais. A Rocket Lab vai lançar 34 satélites pertencentes a uma variedade de clientes, incluindo empresas como Alba Orbital, Astrix Astronautics, Aurora Propulsion Technologies, E-Space, Spaceflight Inc. e Unseenlabs, de acordo com um comunicado divulgado pela companhia.
O resgate é parte de um projeto considerado essencial para a Rocket Labs: o resgate do foguete via helicóptero visa concretizar um desejo da empresa de tornar seus propulsores reutilizáveis – efetivamente, isso a coloca em um patamar similar à SpaceX, que já consegue usar repetidas vezes os seus foguetes Falcon 9.
A ideia do reuso de foguetes é o que vem tornando a indústria aeroespacial privada mais competitiva do que os projetos governamentais encabeçados pela NASA e outras agências espaciais. O desenvolvimento de um simples foguete passa da casa dos milhões de dólares, mas quando se pode usar mais de uma vez o mesmo veículo, esse custo cai grandemente.
No que tange ao resgate desta sexta-feira, a Rocket Lab gostaria que todo o processo fosse exibido em vídeo, mas reconhece que isso pode não ser possível: “nós vamos tentar mostrar a transmissão ao vivo do helicóptero resgatando o foguete durante a missão, mas nós antecipamos alguma perda de material devido à localização remota do helicóptero durante a tentativa de captura”.
A Rocket Lab já realizou resgates de foguetes por meio de paraquedas ou helicópteros fisgando veículos de testes (dummy rockets – foguetes com zero carga) no passado, com bastante sucesso. Entretanto, o evento de hoje é o primeiro de caráter oficial: um lançamento orbital encomendado por clientes onde um procedimento novo – e deveras arriscado – será testado e, com sorte, implementado.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários