A Toyota apresentou nesta semana a versão 2023 do Supra e o cupê de luxo finalmente está disponível com câmbio manual. Com sete velocidades, a caixa de transmissão será oferecida apenas na versão com o motor 3.0 turbo de seis cilindros e traz uma série de modificações na suspensão e no interior.

O câmbio manual no Supra responde a um software personalizado para priorizar desempenho. De acordo com a montadora, o torque do motor —desenvolvido pela BMW e com 382 cv de potência e 50,7 kgfm de torque — é otimizado quando o condutor pressiona e solta o pedal de embreagem durante as trocas de marcha.

Toyota Supra
Toyota/Divulgação

A consistência no desempenho é fornecida ao reduzir a marcha, mas é possível desligar o sistema — chamado pela Toyota de iMT (transmissão manual inteligente, na sigla em inglês) — ativando o modo Sport.

Para melhor partida e aceleração, a Toyota reduziu a razão de transmissão de 3,46 para 3,15 na configuração manual. Segundo a marca, o botão de deslocamento pesa 200 g e traz uma relação desenvolvida para minimizar o esforço na troca de marchas.

Além disso, no Supra manual, o console e a localização do seletor de modo de pilotagem também foram levemente alterados para criar uma folga de 4 cm entre os botões da unidade e o botão de deslocamento na manopla.

Toyota Supra
Toyota/Divulgação

Versão especial A91-MT conta com interior de couro marrom exclusivo

O câmbio manual no Toyota Supra será oferecido nas versões 3.0 e 3.0 Premium, juntamente com uma nova edição especial, a A91-MT. Nela, o carro terá um interior de couro marrom exclusivo, além de botão de deslocamento da Alcantara, pinças de freio vermelhas, emblema vermelho (o “GR” na traseira do cupê), suporte de torre vermelho e rodas de 19 polegadas.

Toyota Supra
Toyota/Divulgação

A Toyota também ajustou a suspensão e o sistema de direção hidráulica, bem como o modo Track para drifts mais fáceis, além de recalibrar a programação dos controles de tração e estabilidade. Há ainda uma função Hairpin+ que permite uma maior diferença no grau de patinagem das rodas para curvas mais fechadas e íngremes.

A Toyota ainda não informou quanto custará o Supra 2023 com a transmissão manual, mas deu a entender que se trata de um recurso opcional — ou seja, fora do preço padrão do carro. As primeiras unidades do Supra especial começam a ser entregue nos EUA a partir do segundo semestre.

Crédito da imagem principal: Toyota/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!