O PRA da unidade contará com diversas ações durante o ano de 2022: aplicação de simulados, gincanas pedagógicas, projetos de leitura, produção textual e atividades multidisciplinares.
A Escola Estadual Porto Vilma, localizada em Deodápolis, realizou nesta quinta feira (28.04), o 1º Simulado Geral para Recomposição da Aprendizagem. O projeto visa recompor conteúdos programáticos não aprendidos pelos estudantes durante a pandemia, além de proporcionar um diagnóstico em relação ao nível de conhecimento do estudante, por área de conhecimento, possibilitando ao professor, uma reanalise dos planejamentos, de modo a atender a real necessidade do educando.
Plano de Recomposição da Aprendizagem
O Plano de Recomposição da Aprendizagem da Unidade Escolar, em construção, contará com diversas ações durante o ano de 2022: aplicação de simulados, gincanas pedagógicas, projetos de leitura, produção textual e atividades multidisciplinares.
Inicialmente, serão comtemplados os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, considerando para tanto, que os estudantes do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental já estão inseridos no programa MS Alfabetiza.
Ainda durante o ano de 2022, a Escola Estadual Porto Vilma reformulará o seu Projeto Político Pedagógico, incluindo no mesmo, práticas inovadoras. Destaque a inserção do Programa de Recomposição da Aprendizagem e atualização dos conceitos de avaliação.
“Temos a certeza de que muita coisa ainda precisa ser feita, estamos caminhando para momentos ímpares na vida dos nossos estudantes, colocando-os de frente com a realidade, e, ainda, preparando-os para a convivência diária com as adversidades. Porém, de forma mais preparada” – explicou o diretor Givaldo Santos Oliveira.
Por meio das ações do Governo do Estado, Secretaria de Educação e Gestão Escolar, os estudantes da Rede Estadual de Educação estão reencontrando caminhos, na maioria das vezes, perdidos por conta da pandemia.
A Equipe pedagógica relatou estar surpresa com a aceitabilidade dos desafios propostos pela escola aos estudantes e deseja manter diálogo constante com a família para construção de uma parceria de sucesso, “colocando o estudante como verdadeiro protagonista das ações que garantam aprendizagem e sucesso a todos”, enfatizam Cláudio Nascimento e Maria Aparecida de Oliveira da Silva, coordenadores pedagógicos.
Assim, constarão no histórico de ações pedagógicas de sucesso promovidos pela Gestão Pedagógica desta escola: Simulado Geral para recomposição da aprendizagem realizado e outras atividades que fazem parte do Plano de Recomposição da Aprendizagem. “Sendo que, sempre que necessário, novas práticas e ações que garantam rendimento aos nossos estudantes, serão implementadas” – concluiu diretor Givaldo Santos Oliveira.
Adersino Junior, SED
Comentários